Representantes da Associação Raízes apresentaram à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) os resultados do projeto Navegando na Poesia, financiado pela Petrobras, referentes ao período de 2023 a 2025 em Campos dos Goytacazes. Um deles é o livro da coleção “Vamos brincar de poesia?”, com poesias feitas por estudantes de escolas públicas em diversos municípios da Bacia de Campos, durante oficinas realizadas pelo projeto.
A reunião teve como objetivo expor dados de impacto, formalizar a parceria com a rede municipal e entregar kits personalizados à equipe da Seduct como forma de agradecimento pelo apoio nas ações desenvolvidas. O encontro aconteceu na segunda-feira (24) e marcou o encerramento de um ciclo que envolveu oficinas, publicações e eventos voltados ao letramento infantil na região.
Pela Associação Raízes participaram Swellen Mendonça, Camilla Sales e Catharyne Coutinho, que se reuniram com a gerente de ensino, Jossana Bartolazzi, para detalhar metas alcançadas e próximos passos. O Navegando na Poesia é realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atua em diversos municípios da Bacia de Campos. Durante a apresentação, foram ressaltadas estratégias de integração entre escolas, professores e comunidades locais para ampliar o acesso à leitura e à escrita.
Em Campos dos Goytacazes, a iniciativa atendeu 15 escolas durante sua segunda edição no município. As unidades contempladas foram Ciep Pedro Álvares Cabral, Ceip Professora Carmem Sylvia Carneiro, Escola Municipal Alcebíades Candiano, Escola Municipal APIC, Escola Municipal Augusto Machado Viana, Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto Oliveira, Escola Municipal Custódio Generoso Vieira, Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro, Escola Municipal João Borges Barreto, Escola Municipal José de Azevedo, Escola Municipal José Giró Faísca, Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz, Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva, Escola Municipal Professora Áurea Simão e Escola Municipalizada Doutor Francisco Manoel Pereira Crespo.
Os números apresentados referentes ao triênio 2023 a 2025 mostram 1.729 crianças beneficiadas, 448 oficinas literárias com estudantes, 103 adultos atendidos, 5.417 participantes da comunidade escolar em eventos, 72 oficinas dirigidas a professores e à comunidade escolar e 15 eventos literários realizados. Sobre o alcance da iniciativa, Jossana Bartolazzi destacou que “o trabalho desenvolvido pelo Navegando na Poesia amplia o gosto pela leitura e fortalece a relação entre escola e família, transformando crianças em autoras e protagonistas do processo educativo”.
O Navegando na Poesia surgiu com foco na educação, leitura e escrita por meio da poesia e utiliza uma metodologia lúdica e multidisciplinar, que articula música, teatro, desenho, jogos e brincadeiras para tornar o contato com a literatura mais atrativo para crianças do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. O projeto, consolidado ao longo dos anos, privilegia práticas que valorizam a cultura local e incentivam a criação literária nas escolas públicas da Bacia de Campos.
Além das oficinas em sala de aula, o projeto promove eventos literários e publica coletâneas com textos produzidos pelos próprios alunos, incentivando protagonismo e aprendizagem criativa. A Associação Raízes, organização sem fins lucrativos com sede em Campos dos Goytacazes, coordena o Navegando na Poesia integrando ações de formação para professores e atividades comunitárias, com apoio técnico e financeiro da Petrobras, via Programa Petrobras Socioambiental, o que permite ampliar a presença do projeto em municípios do litoral e do interior da região.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138