A Secretaria Municipal de Agricultura de São João da Barra avalia como positivo o resultado das atividades desenvolvidas de janeiro a dezembro de 2025, com destaque para o apoio ao pequeno produtor rural em diversas frentes. Também ganhou destaque o trabalho de integração com outras secretarias, caso da pasta da Educação, com trabalho para envolver alunos de escolas e creches na produção de parte do próprio alimento e conscientizar sobre a importância da alimentação mais saudável.
No apoio direto ao produtor, destaque para o projeto Patrulha Mecanizada, com tratores e implementos, retroescavadeiras e caminhões, atuando sem qualquer custo para o agricultor. Foram mais de 4.500 horas trabalhadas no preparo da terra, plantio e colheita, beneficiando cerca de 1.300 produtores cadastrados.
“Somente com a Patrulha Mecanizada foi uma injeção direta de R$ 1,5 milhão, levando aos nossos agricultores melhores condições de produzir, de crescer e prosperar com suas respectivas famílias. Consideramos importante um setor rural forte, com nosso agricultor tendo as condições necessárias de produzir e contribuir para o desenvolvimento do nosso município”, ressaltou a secretária de Agricultura, Fabiana dos Santos.
Outro destaque foi a produção de mudas de verduras e legumes para distribuição aos agricultores. Ao todo, foram produzidas durante o ano quase um milhão de mudas como couve, alface, beterraba, salsinha, cebolinha, espinafre, pimentão, cenoura, abóbora, jiló, maxixe, quiabo e tomate, dentre outras. E ainda mudas de algumas frutíferas. Tudo com os devidos cuidados técnicos para garantir qualidade e segurança.
O apoio incluiu ainda melhoria em estradas vicinais pelo município, com nivelamento utilizando máquinas nas vias ainda sem pavimentação. Foram cerca de 200 quilômetros de estradas que receberam intervenção, facilitando o transporte para a chegada de insumos e o escoamento da produção. Outro apoio importante foi o da vacinação gratuita de bovinos, com equipes indo às propriedades imunizar os animais contra a brucelose, a maqueira e a raiva, sem qualquer custo ao produtor. Ao todo, foram 4 mil doses contra as três doenças.
Além de constante apoio para que os agricultores tivessem acesso a novas técnicas de produção, a secretaria seguiu disponibilizando o transporte para eles continuarem participando do projeto “Feira da Roça”, dentro e fora do município. Para isso, seguiu colocando à disposição dos agricultores, em 5 dias na semana, um micro-ônibus e dois caminhões, para transporte dos participantes e dos produtos. O programa beneficia cerca de 50 famílias de pequenos agricultores.
Foi garantida atenção especial também ao projeto “Semear e Colher”, para incentivar as famílias a produzirem parte de seu próprio alimento, economizando custos e melhorando a qualidade nutricional. O projeto distribuiu quase 6.600 saquinhos de sementes diversas, incluindo quiabo, tomate, alface, beterraba, espinafre e cenoura para cerca de 500 famílias.
A Secretaria levou também às crianças de escolas e creches municipais, incentivo para produzirem parte da merenda. No projeto “Horta nas Escolas”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, envolveu mais de 1.500 alunos de sete unidades escolares, sendo quatro escolas e três creches, no cultivo de verduras e legumes nos quintais das próprias unidades. Outra iniciativa de conscientização sobre a importância da alimentação saudável, produzida por eles mesmos.
E iniciado este ano, começa a ganhar corpo o Projeto SIM, de certificação sanitária para alimentos de origem animal produzidos no município. O Sistema de Inspeção Municipal (SIM) auxilia, orienta, fiscaliza e autoriza o funcionamento, através de um selo municipal. Até então o município não possuía empresas com a certificação e agora a primeira deu entrada na documentação e já está em processo de licenciamento para certificação de uma granja.
“Foi um ano de muitos desafios, mas seguimos investindo em importantes pautas para fazer a agricultura do nosso município avançar, buscando o equilíbrio econômico de nosso desenvolvimento. São João da Barra vem crescendo em sua indústria, no seu comércio e é de suma importância que sua agricultura acompanhe esse ritmo. E as parcerias dentro do poder público são essenciais para promovermos esse desenvolvimento”, concluiu a secretária.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138