A Secretaria de Administração e Recursos Humanos realizou, nessa sexta-feira (16), no auditório da Prefeitura, uma capacitação de primeiros socorros para servidores municipais de várias pastas, como Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct); Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC); Secretaria de Administração e Recursos Humanos; Secretaria de Comunicação Social; Guarda Civil Municipal, entre outras.
Na capacitação foram abordados temas como suporte básico de vida; engasgo ou sufocamento; controle de hemorragias; queimaduras; desmaios e crises convulsivas; anafilaxia; fraturas, sinais de parada cardiorrespiratória (PCR), sequência de reanimação cardiopulmonar, manobras de desobstrução e compressões torácicas.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto da Conceição, abriu o evento e destacou como capacitações como essa são importantes para os profissionais. “Hoje estamos realizando uma tarde de muito conhecimento e aprendizado. Infelizmente, no Brasil, não temos essa cultura, desde a escola não recebemos esse tipo de treinamento, que é essencial e de fato muito importante. O objetivo é levar conhecimento não só para o servidor, mas que essas informações sejam levadas adiante. Capacitar as pessoas para que em momentos de urgência ou emergência a gente consiga efetivamente salvar vidas. As técnicas que são ensinadas nesse treinamento capacitam e dotam nossos profissionais de conhecimento para nesses momentos poder atuar de maneira correta, pois se aplicarmos alguma dessas técnicas de maneira incorreta, podemos até agravar a situação da vítima ou causar alguma lesão”, explicou.
O treinamento de primeiros socorros foi ministrado pelo enfermeiro e bombeiro militar Vivaldo Freitas. Segundo ele, com noções técnicas, o profissional consegue agir tanto no trabalho, quanto no convívio social.
“O acidente pode acontecer em qualquer ambiente, e o profissional tem que estar preparado para executar de maneira correta os primeiros socorros. Técnicas como esta são primordiais para que o profissional saiba como proceder em situações de emergência.
A gerente administrativa Daniela Vivas Gonçalves, de 38 anos, aprovou a capacitação. “Achei o treinamento superválido e acho que todo órgão público e até a iniciativa privada deveria ter um treinamento como esse, porque ajuda a gente a salvar vidas com essas técnicas, seja em casa, no trabalho. Achei superimportante”, afirmou.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138