Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cidades
São João da Barra traça metas para a Saúde nos próximos quatro anos
Conferência, que contou com a participação de profissionais da área e representantes da sociedade civil, debateu as diretrizes do serviço público de saúde no município
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 18/07/2025 - 14:08

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra e o Conselho Municipal de Saúde reuniram gestores, profissionais de saúde, usuários dos serviços e representantes da sociedade civil na XII Conferência Municipal de Saúde, realizada nessa quinta-feira, 17, no Plenário da Câmara Municipal. Com o tema “Planejar a saúde com a participação popular: desafios e compromissos no SUS municipal”, o encontro começou a traçar as diretrizes do serviço público de saúde para o próximo quadriênio.

— Iniciamos hoje, de forma democrática, a construção do novo Plano Municipal de Saúde, com vigência até 2029. Foram discutidos projetos para manter e aprimorar os serviços já existentes e propor novas ações que possam ser habilitadas em âmbito estadual e federal, sempre pautados nas demandas da população. Fizemos também uma avaliação do plano anterior e ficamos felizes em observar que a maioria das metas foram cumpridas — destacou a secretária de Saúde do município, Arleny Valdés.

Algumas das propostas pré-aprovadas pelos representantes do Conselho Municipal de Saúde e pelos delegados inscritos na conferência foram a instalação do mamógrafo, implantação do programa para atendimento de climatério e de endometriose, reestruturação e ampliação do programa de saúde mental , implantação de um Caps AD (álcool e droga), capacitação dos funcionários em todas as esferas da saúde, implantação da Câmara Técnica Municipal e criação de um centro de imagem, de um ambulatório de doenças raras e de doenças neurodegenerativas.

“Algumas dessas propostas já estão em desenvolvimento, como a ampliação da saúde mental, uma das pautas mais urgentes, diante do crescente número de casos de depressão e ansiedade. Com a presença da equipe da saúde mental e da população, pudemos discutir recursos, estratégias e equipamentos necessários para fortalecer esse cuidado”, completou a secretária.

A Conferência Municipal de Saúde contou, pela manhã, com uma palestra sobre o tema do evento, ministrada pela enfermeira e coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde, Geiza Retameiro. O neuropsicólogo André Aragão, o analista de sistema de saúde Vitor Souza e o coordenador de Vigilância em Saúde no município, Marcos Machado, também apresentaram palestras sobre suas áreas de atuação.

Na parte da tarde, grupos de trabalho elaboraram propostas, com base em eixos norteadores como a garantia do acesso da população a serviços de qualidade e aprimoramento da rede, entre outros. Pré-aprovadas na plenária, as sugestões vão passar por uma análise técnica e minuciosa do Conselho Municipal de Saúde. Posteriormente, as que forem chanceladas vão integrar o Plano Municipal de Saúde para serem executadas nos próximos quatro anos.

 

Além dos representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde, marcaram presença no evento o superintendente especial de Gabinete, Alexandre Magno, a deputada estadual Carla Machado, a promotora de Justiça Maristela Naurath e o defensor público Gustavo Koiti. Também estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Sônia Pereira, e os vereadores Caio César, Elísio Rodrigues, Joice Pedra e Julinho Peixoto.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes