No domingo, 28, na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, milhares de participantes estavam na 11ª edição da Marcha das Mulheres Negras do Estado do Rio. Entre elas, uma comitiva de 43 pessoas de São João da Barra, acompanhadas pela coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cristiane Riscado. A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou da marcha reafirmando a necessidade de movimentos como este para dar visibilidade à luta das Pretas.
Organizada pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras, o evento destacou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Cristiane Riscado falou sobre a importância da presença de São João da Barra no evento. “Participar da 11ª Marcha das Mulheres Negras, ao lado de outras representações de São João da Barra, foi um momento de profunda conexão, resistência e afirmação. Marchamos por aquelas que vieram antes de nós e por todas que lutam diariamente por igualdade, dignidade e justiça”, destacou a coordenadora.
A data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, também é reconhecida no Brasil como uma homenagem à líder quilombola Tereza de Benguela, que no século 18 comandou o Quilombo de Quariterê no atual estado do Mato Grosso.
A Marcha, além de celebrar conquistas, também evidenciou desafios persistentes, como o combate ao racismo, à violência de gênero e à marginalização das mulheres negras em diferentes espaços da sociedade.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138