São João da Barra estará representada na Conferência Nacional das Cidades, após se destacar na 6ª Conferência Estadual das Cidades do Rio de Janeiro, que aconteceu de 11 a 13 de agosto, no Centro de Convenções Expo Rio. O município elegeu dois representantes no Conselho Estadual das Cidades e a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo, como delegada, no segmento do poder público, para a etapa nacional. O tema da conferência neste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
A participação de SJB na etapa estadual foi fruto da mobilização promovida na 2ª Conferência Municipal das Cidades, dia 26 de junho. Na ocasião, a sociedade civil, o poder público e diversos segmentos elegeram quatro propostas para representar o município na estadual com propostas nas áreas de desenvolvimento urbano, justiça climática, saneamento básico e mobilidade urbana.
Representaram São João da Barra os delegados eleitos na etapa municipal — Rosangela Conceição Ferreira da Silva, Hugo Magalhães Meireles, Marcela Nogueira Toledo, Sara Dias Contage e Anamar de Souza Machado Barbosa. Para fortalecer a integração das áreas técnicas do município no debate sobre o desenvolvimento urbano, também participaram a secretária municipal de Obras, Ana Paula Salles, e Igor Lopes, assessor da pasta.
Na conferência estadual, houve a eleição do Conselho Estadual das Cidades: Hugo Magalhães Meireles assumiu como titular, representando a sociedade civil, enquanto Sara Dias Contage ficou como suplente na representatividade de poder público municipal. Além disso, a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Nogueira Toledo, foi eleita delegada, no segmento do poder público, e vai representar o município na etapa nacional.
No Rio de Janeiro, representantes de todo o estado se reuniram para discutir diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), abordando temas como moradia digna, saneamento ambiental, mobilidade sustentável, justiça climática, planejamento participativo e gestão democrática das cidades.
— A presença expressiva de São João da Barra reforça o compromisso do município com um futuro mais justo, sustentável e inclusivo, garantindo que as demandas e especificidades locais tenham voz ativa na formulação de políticas públicas estaduais e nacionais — declarou a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138