A noite de sábado, 6, foi marcada por emoção, cultura e reconhecimento à história durante as comemorações dos 350 anos de fundação da Vila de São João da Praia, marco que deu origem ao município de São João da Barra. Realizado na Praça São João Batista, o evento reuniu autoridades, artistas, alunos das oficinas culturais e moradores para celebrar três séculos e meio de história, tradições e identidade sanjoanense.
A programação contou com solenidade oficial, apresentações culturais e a premiação do concurso que escolheu o Selo Oficial Comemorativo dos 350 anos da fundação da Vila. Um dos momentos mais marcantes da noite foi o espetáculo apresentado pelos alunos das oficinas culturais de canto, teatro e dança oferecidas pela Prefeitura de São João da Barra. Sob coordenação das professoras Milena Amaral, Camila Amaral e Carlatriz Lopes, os participantes recontaram, por meio da arte, a trajetória histórica da Vila de São João da Praia, emocionando o público presente.
A celebração também contou com uma retreta musical da centenária Banda União dos Operários e a solenidade do hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, ao som do Hino Nacional.
A prefeita Carla Caputi destacou o orgulho de representar o município em um momento tão significativo para a população.
“É com muita alegria que estamos comemorando os 350 anos da nossa amada cidade. Nós, sanjoanenses, somos acolhedores, orgulhosos da nossa terra, talentosos e dedicados em tudo o que fazemos. Tenho muito orgulho de estar nesta jornada, trabalhando em prol de cada cidadão para que possamos, a cada ano, ter mais motivos para comemorar. São João da Barra é tudo isso. Temos orgulho de ser sanjoanenses”, afirmou a prefeita.
Outro destaque da celebração foi a divulgação dos vencedores do concurso do selo dos 350 anos, com a obra “A Cidade Onde o Mar a Deseja, a Fé se Ancora e a Memória Ressoa Eternamente”, de Clausner Rodrigues Martins, ficando com a primeira colocação, com 345 pontos. Em segundo lugar, com 343 pontos, ficou “História, Cultura e Tradição”, de Jefferson André Silva de Souza e, em terceiro, “Selo Jubilar SJB 350 Anos”, de Caiki Pinto da Silva, que recebeu 339 pontos.
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, destacou a importância de celebrar não apenas a data de emancipação da cidade, comemorada em 17 de junho, mas também a fundação da Vila que deu origem ao município.
“São centenas de anos de história, costumes, artes, economia, política e acontecimentos que foram moldando nossa terra e a nossa gente até chegarmos a este momento. Não podemos esquecer da nossa história e dqueles que lutaram para que chegássemos até aqui”, ressaltou.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138