Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Maiza Lima é a principal atração musical desta noite em festa que celebra Nossa Senhora do Sagrado Coração, na localidade de Palacete, em São João da Barra

Cidades
Quissamã lança Papo de Menina, que prevê a distribuição mensal de absorvente higiênico e sabonete íntimo
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 17/06/2021 - 13:41

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A evasão escolar temporária de estudantes meninas da rede municipal de ensino levou ao debate o tema “pobreza menstrual”, em Quissamã. Nesta quarta-feira (16), foi realizada uma roda de conversa para tratar o assunto que embasa o projeto de lei “Papo de Menina”, da Prefeitura de Quissamã, que prevê a distribuição mensal de dois pacotes de absorvente higiênico e um sabonete íntimo. Na rede municipal, o projeto pode beneficiar 1,4 mil meninas em idade menstrual matriculadas do segundo segmento do Ensino Fundamental à EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A roda de conversa virtual foi conduzida pela prefeita Fátima Pacheco com a participação da secretária de Educação, Helena Lima; da deputada federal Soraya Santos; da enfermeira da ESF de Caxias, Vivian Albuquerque; da vereadora Simone Flores, e das estudantes da rede Sophia da Silva Azevedo e Mirella Leite da Silva.

"Falar de menstruação as vezes parece tabu, mas todos nós sabemos que menstruar é inerente à natureza feminina. Recentemente, uma diretora de escola identificou que um número significativo de meninas em sua unidade estava faltando as aulas. Ao buscar mais a fundo o porquê, identificou que era por falta de absorvente. Fizemos pesquisas que foram nos apontando que mulheres perdem o emprego, e meninas perdem a prova escolar. É importante a gente tratar esse assunto como saúde pública, inclusão social e cidadania – alertou a prefeita Fátima Pacheco, que anunciou que o projeto "Papo de Menina" será encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias.

A secretária Helena Lima destacou que quando a pasta elaborou esse projeto ficou evidenciada a importância de debater esse tema com os estudantes. “O projeto Papo de Menina é mais que distribuir absorvente, é levar informação à jovem, à mulher. Vamos debater o empoderamento feminino, saúde, violência e o futuro da mulher no mercado de trabalho”, completou a secretária.

Projeto inovador
De Brasília, a deputada federal pelo Rio de Janeiro, Soraya Santos, participou da roda de conversa por Skype. A parlamentar parabenizou Quissamã pela iniciativa.

"Em Brasília existe um projeto como esse motivado por um movimento de jovens nas redes sociais. Em todo o país, temos mais de 200 mil jovens em situação de pobreza, sem condições de comprar absorvente. Fico muito feliz em ver Quissamã tratando esse tema publicamente e como política pública, trazendo um pioneirismo na região", frisou a deputada.

A enfermeira Vivian Albuquerque fez uma breve explanação sobre a transição biológica, psicológica e social da mulher. “Quanto mais a mulher conhece o seu corpo, mais ela se sente segura”, resumiu.

A vereadora Simone Flores classificou o programa como precursor na região. “O governo trata a questão com olhar abrangente, como política pública de verdade”, pontuou a vereadora.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes