Representantes da Prefeitura de São João da Barra receberam, na manhã desta segunda-feira, 22, uma comitiva de educadores para tratar de pautas relacionadas às negociações em andamento entre o governo municipal e a categoria. O encontro, previamente agendado, aconteceu na sede do Executivo, onde o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, o chefe de gabinete, Rodrigo Florencio, e o procurador-geral, Ralph Oliveira, debateram com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) a pauta apresentada, já marcando para o dia 26 de janeiro um novo encontro com a categoria.
Após a reunião, o secretário municipal de Educação também foi até a frente da Prefeitura, onde falou para um grupo de educadores que esperava o resultado do encontro. Daniel Damasceno destacou mais uma vez a importância do alinhamento na comunicação e reafirmou o compromisso da gestão com o diálogo permanente e avanços em pautas antes apresentadas, como, por exemplo, a realização de concurso público para a Educação, como já anunciado pela prefeita Carla Caputi.
Segundo o secretário, outros dois encontros aconteceram em agosto e outubro, quando foram feitos alguns alinhamentos, que resultaram em uma contraproposta apresentada pelo sindicato enviada em novembro e, desde então, a administração municipal vem realizando análises. Durante a reunião desta segunda, foram debatidos novos percentuais, diferentes daqueles inicialmente apresentados pela categoria no Plano de Cargos, Carreira e Salários.
De acordo com o secretário, esses novos valores já receberam sinalização positiva do sindicato, que levará o caso à categoria. A proposta do Sepe com os novos percentuais será enviada pela diretoria do sindicato para que a Procuradoria do Município analise a formatação do documento e encaminhe à Controladoria de Auditoria e Controle Interno para a realização de estudo de impacto financeiro com base nos percentuais acordados.
“As conversas estão em andamento. O diálogo sempre esteve garantido, inclusive com propostas de datas para reuniões e acolhimento da categoria. Se houve alguma dúvida quanto a isso, foi por uma questão de comunicação. O cálculo no Plano de Cargos, Carreira e Salários envolve todos os profissionais da educação, diferentes percentuais e progressões, o que torna o estudo mais complexo e exige responsabilidade técnica”, explicou Daniel.
A expectativa é de que uma resposta seja apresentada até o dia 26, embora o secretário tenha ponderado que, caso o estudo não esteja concluído até essa data, a reunião já agendada será mantida para atualização sobre o andamento do processo.
Ao final, o secretário reforçou o respeito da administração municipal às manifestações da categoria e ao direito democrático de mobilização, destacando que a negociação é tratada com seriedade e transparência. “O governo sempre esteve e continuará à disposição para ouvir e negociar. É uma pauta importante e queremos avançar juntos, com diálogo aberto e comunicação clara”, concluiu.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138