Quinhentas e trinta e cinco pessoas se inscreveram no Programa CNH Acessível para receber apoio e orientação em um curso teórico gratuito oferecido pela Prefeitura de São João da Barra, em uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), para facilitar o acesso à primeira habilitação. Segundo a Superintendência de Trabalho e Renda, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, todos os inscritos receberão todas as informações do processo diretamente pelo WhatsApp, a partir de quinta-feira (18). As inscrições no site da Prefeitura foram gratuitas e se encerraram na última segunda-feira (15).
O atendimento será no IFF de São João da Barra, localizado na BR-356, às segundas, manhã e noite; terças e quartas de manhã; e quintas-feiras o dia todo. Os inscritos que necessitarem de mediador devem comparecer previamente ao Balcão de Oportunidades para orientação. O curso teórico será realizado pelo aplicativo CNH do Brasil do Governo Federal, com apoio integral da Prefeitura e do IFF, incluindo, mediação presencial com equipe capacitada, laboratórios com computadores e internet, orientações, reforço e simulados, ajuda para uso do aplicativo e acompanhamento individualizado. O município é o primeiro da região a oferecer gratuitamente esse suporte com o programa CNH Acessível.
Apesar de o curso teórico ser gratuito, todas as taxas do Detran, como exames médico e psicológico, provas e aulas práticas (auto escola ou instrutor credenciado), são de responsabilidade do aluno. Todas essas etapas serão desenvolvidas diretamente pelo candidato com o Detran, inclusive sendo de responsabilidade também do aluno o custeio do transporte para a realização delas.
Como solicitar a primeira CNH pelo aplicativo CNH do Brasil?
O programa orienta os inscritos a utilizarem o aplicativo oficial CNH do Brasil, disponibilizado pelo Governo Federal, para acompanhar todas as etapas do processo. Veja o passo a passo resumido:
1.Baixar o aplicativo CNH do Brasil e acessar com a conta gov.br;
2.Selecionar a categoria desejada (A – moto, B – carro ou A/B) e o estado onde realizará os exames;
3.Realizar o curso teórico online e gratuito, que aborda legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente;
4.Agendar e realizar a prova teórica no Detran;
5.Participar do curso prático de direção e fazer o exame prático;
6.Após aprovação, a Permissão para Dirigir (PPD) ficará disponível no aplicativo.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138