Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Cidades
Prefeitura de Campos celebra Dia Laranja de Eliminação da Violência contra as Mulheres
A primeira dama, Tassiana Oliveira, destacou que é gratificante perceber que o Governo Municipal está no caminho certo com a implementação de políticas públicas voltadas à defesa, direitos e proteção da mulher.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 26/11/2022 - 09:13

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Para celebrar o Dia Laranja que apregoa o Dia Mundial de Eliminação da Violência contra a Mulher, a Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres encerrou nesta sexta-feira (25), o ciclo de palestras e wokshops com ênfase nas políticas públicas de proteção à mulher implementadas na atual gestão do município. A primeira dama, Tassiana Oliveira, presente às palestras no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). 

As palestras foram proferidas pela titular da Delegacia Especial da Mulher, Madeleine Farias; pela Subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana; por Tassiana Oliveira, além de membros da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar e por dirigentes dos Programas de Proteção à Mulher.

A abertura do evento contou com participação dos atores Neusinha da Hora e Daniel Souza, este da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. Eles fizeram apresentação teatral, mesclando música, dança e recitação sobre a vida da artista campista Mercedes Baptista, atriz e bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, cujo exemplo de luta inspira mulheres no decorrer dos séculos.

A primeira dama, Tassiana Oliveira, destacou que é gratificante perceber que o Governo Municipal está no caminho certo com a implementação de políticas públicas voltadas à defesa, direitos e proteção da mulher.

“Conquistamos para Campos o que era uma reivindicação antiga, que é o CEAM, além dos equipamentos para, por exemplo, a Casa da Mulher Benta Pereira que acolhe a mulher vítima de ameaça, juntamente com seus filhos e se integra à Rede de Proteção à Mulher. O chamamento que a Delegada Madeleine faz à sociedade civil para se unirem aos esforços das autoridades no combate à violência contra a mulher, é muito importante, porque muitas vezes a violência contra a mulher tem início dentro de casa e não podemos aceitar que se torne uma questão cultural decorrente do machismo. A Prefeitura tem trabalhado sempre para transformar essa realidade e construir uma nova história para as mulheres”, afirmou Tassiana Oliveira.

Ela acrescenta que as entidades da sociedade civil devem continuar contribuindo para a conscientização de que a violência contra a mulher não pode prosseguir, porque afeta toda a sociedade. “Da mesma forma que a sociedade alcançou consciência de que é um absurdo ter existido a escravidão, que logo em breve a atual sociedade atinja a consciência de que a violência contra a mulher seja considerada coisa tão absurda quanto hoje consideramos ser um absurdo que pessoas foram escravizadas”, apregoou a primeira dama.

A Subsecretária Josiane Viana ressaltou a importância dos serviços prestados pela Rede de Proteção à Mulher, já consolidada em Campos.

“A Rede de Proteção à Mulher tem sido muito importante no combate à violência, em parceria com entidades, inclusive, com a Policia Militar que mantém a Patrulha Maria da Penha, com equipe muito empenhada na causa da defesa da mulher. Mas evoluímos nos cuidados com a mulher, além da questão do combate à violência e já firmamos, inclusive, parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Subsecretaria de Qualificação e Emprego para capacitar profissionalmente mulheres para aproveitar as oportunidades no mercado de trabalho”, exemplificou Josiane.

A Delegada Madeleine Farias, que assumiu a DEAM recentemente, destacou números da estatística da violência contra a mulher no Estado do Rio e fez considerações sobre a importância das ações e parceria a favor da proteção da mulher e do combate à violência doméstica.

“Assumi com a missão de defender e encorajar as mulheres. Costumo dizer que - sem saber que viria assumir a DEAM - eu vinha sendo preparada para atuar na Delegacia de Apoio à Mulher, porque, de forma natural, eu vinha fazendo trabalhos de forma voluntária com mulheres. O homicídio contra a mulher não é um crime comum, porque a maior parte das mulheres são afetadas na alma e na estrutura das famílias envolvidas. Se a família é forte, a sociedade é forte, mas se a família é afetada, a sociedade não é fortalecida. Registramos no Estado aumento de 23% nos primeiros cinco meses de 2022 em relação a igual período do ano passado. Na comparação entre 2022 com 2017, tivemos dois milhões de mortes, um aumento de 73% no número de homicídios”, informou a Delegada, que enalteceu a interação dos organismos que formam a Rede de Proteção à Mulher em Campos.

PSICÓLOGA VOLUNTÁRIA PARA A DEAM
Durante sua fala, Madeleine relatou a necessidade de poder contar com uma psicóloga na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e foi surpreendida com o anúncio da Subsecretária Josiane Morumbi, que a psicóloga do CEAM, Tânia Maria P. Gonçalves, se prontificou a atuar no órgão. Tânia se apresentou e a Delegada Madeleine não escondeu a felicidade em poder contar com mais um aprimoramento nos serviços do órgão, haja vista que a psicóloga será importante no ambiente para as mulheres atendidas, bem como para os servidores da Unidade Policial.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes