Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Homem é encontrado morto em estrada do distrito de Grussaí, em São João da Barra

Cidades
Prefeitos do Cidennf debatem derrubada do veto de Lula ao PL do Semiárido
Encontro foi nesta sexta-feira, em Italva
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 16/08/2025 - 10:39

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Reunião realizada nesta sexta-feira, 15, em Italva, na sede da Emater-RJ, discutiu estratégias para reverter o veto presidencial ao Projeto de Lei que reconhece municípios do Norte e Noroeste Fluminense como parte do semiárido brasileiro. O encontro foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e contou com prefeitos, vice-prefeitos, agricultores, produtores rurais, parlamentares e lideranças regionais.

Participaram, entre outras autoridades, o senador Carlos Portinho, a deputada federal Daniela do Waguinho, o deputado federal Murilo Gouveia, o deputado estadual Vitor Júnior, o secretário estadual de Desenvolvimento do Interior, Jair Bittencourt, e o secretário especial de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, André Ceciliano. A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, foi representada pelo chefe de gabinete, Rodrigo Florencio.

A proposta de inclusão da região no semiárido é respaldada por estudos técnicos que comprovam que clima, solo e regime de chuvas atendem aos critérios para essa classificação. O PL permitiria acesso ao Garantia-Safra, créditos agrícolas diferenciados e à criação de um fundo anual de R$ 22 milhões para investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

Segundo Ceciliano, o governo federal tem compromisso em buscar soluções para apoiar os municípios e ampliar programas de financiamento, avaliando alternativas para a modificação da classificação climática.

Rodrigo Florencio reforçou a necessidade de união entre governos e entidades. “Assim como destacou o secretário Ceciliano, é fundamental mantermos o diálogo federativo e buscarmos caminhos viáveis para garantir recursos e políticas públicas que atendam às necessidades da nossa região”, afirmou.

Ao final, os prefeitos assinaram manifesto em apoio ao PL e definiram mobilização em Brasília para tentar derrubar o veto.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes