Funcionários da Petrobras iniciam, a partir desta segunda-feira (15), uma greve nacional por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a decisão foi motivada após os trabalhadores considerarem “insuficiente” a contraproposta apresentada pela companhia para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A paralisação é por tempo indeterminado e a expectativa do sindicato é que tenha ampla adesão da categoria, informou a federação. Em nota, a FUP classificou a proposta apresentada pela estatal, presidida por Magda Chambriard, como uma “provocação” aos trabalhadores.
Representantes dos sindicatos com base offshore estiveram reunidos na tarde de domingo (14) para alinhar as últimas estratégias antes da deflagração da greve nacional, que ocorre de forma unificada em todas as regiões do país.
Na base do Sindipetro-NF, as assembleias foram concluídas na última sexta-feira (12). O resultado final, considerando todas as unidades offshore e onshore, registrou 96,10% de aprovação para a greve por tempo indeterminado, evidenciando a forte adesão da categoria ao movimento.
“Definimos uma série de itens que serão utilizados como base para construirmos a greve. Os Sindipetros estão reunidos para que entremos juntos nessa mobilização de forma unificada. Se a empresa não recuar nos ataques que estão sendo colocados nesta Campanha Reivindicatória, não apontar uma solução para os PEDs e não apresentar um ACT compatível com o tamanho da Petrobrás — que segue sendo a empresa mais lucrativa do país — a categoria responde com greve. Uma greve extremamente forte, com controle e parada de produção”, afirma Sérgio Borges, coordenador-geral do Sindipetro-NF.
Os 14 sindicatos da Federação Única dos Petroleiros (FUP) estão mobilizados e cumprem rigorosamente os trâmites legais previstos na Lei de Greve (Lei nº 7.783/89). A unidade, a solidariedade e o companheirismo entre os trabalhadores marcam mais este momento histórico de enfrentamento da categoria petroleira em defesa de direitos, da soberania nacional e de condições dignas de trabalho.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138