O Presidente da OAB Campos, Carlos Fernando Monteiro da Silva, chamado pelos amigos de Guru, segue na campanha para a reeleição. Segundo ele, a chapa “Nova OAB Sempre em Frente” tem propostas baseadas em um trabalho comprometido desenvolvido nos últimos três anos de governo. A eleição está marcada para a próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, e vai eleger a diretoria da Seccional e das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o triênio 2016/2018.
A 12ª Subseção/Campos tem cerca de três mil advogados inscritos e atua nos municípios de Campos, São João da Barra, Italva, São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira. Na entrevista concedida ao site de Campos dos Goytacazes, Campos24Horas, Carlos Fernando Guru fala sobre suas realizações e apresenta propostas para o próximo mandato; confira:
Reportagem – Nos fale inicialmente sobre o Núcleo Digital.
Carlos Fernando – Chegamos nos deparando com muitos desafios, enfrentando de cara o peticionamento judicial eletrônico, com a transformação gradativa do processo físico, em papel, em processo virtual. Conseguimos junto à OAB Rio investimentos em equipamentos para oferecer aos advogados condições de trabalho, com a instalação do nosso Núcleo Digital. Vale destacar que a nossa Subseção é a única do interior do estado possui esse núcleo digital. Nele o advogado envia suas petições eletrônicas para todos os Tribunais (Estadual, Trabalhista, Federal e Superiores), atende seus clientes seus clientes confortavelmente, sem nenhum custo. Além disso, instalemos uma sala neste Núcleo onde o advogado retira o seu i-token, que é a sua assinatura eletrônica, indispensável para o envio de seus petições virtuais. E para que o Núcleo funcionasse com qualidade, treinamos vários funcionários.
Reportagem – E a carência de juízes?
Reportagem – A carência de juízes é um problema enfrentado no Brasil inteiro há 20 anos. Cada vez mais, as pessoas tem buscado o judiciário para resolver seus conflitos. Em vários Estados os juízes são responsáveis por até cinco comarcas ao mesmo tempo. No Estado do Rio há uma carência reconhecida pelo próprio Tribunal Estadual de 250 juízes. Durante o nosso mandato, conseguimos estabelecer um diálogo com o Tribunal, mostrando a importância de nossa região e a crescente demanda judicial, e com isso conseguimos minimizar essa situação, com a vinda de juízes titulares e auxiliares. Está longe do ideal, mas é uma luta constante e prioritária pra nós.
Reportagem – E a sede própria da OAB?
Carlos Fernando – Quando chegamos, encontramos esse projeto arquivado, colocamos debaixo do braço, cumprimos as exigências legais e em 2014 conseguimos lavrar a escritura pública. A área é nossa. É um sonho de 40 anos da advocacia e muito mais que isso, é uma realização merecida da classe. Nós precisávamos de um espaço, onde pudéssemos confraternizar e relaxar um pouco de uma atividade tão estressante como a nossa. É um projeto que iniciaremos a partir de 2016, cuja planta, elaborada em parceria com competentes arquitetas da Fenorte, Mônica e Márcia, já está pronta. O presidente Felipe Santa Cruz esteve em Campos e nos garantiu o início das obras. E é algo que vai atender os advogados e as famílias. Ao final do segundo mandato, se essa for a vontade de Deus, queremos deixar a obra da nossa sede social concluída. A sede vai trazer muitos benefícios na parte esportiva, social e para a saúde dos advogados.
Reportagem – Nos fale sobre outras melhorias.
Carlos Fernando – Equipamos e melhoramos as salas do Fórum Estadual, da Vara do Trabalho e aumentamos o número de computadores. Temos melhorado a velocidade da internet cada dia mais, sempre de acordo com as necessidades dos advogados. Modernizamos o estacionamento e pretendemos automatiza-lo, além de melhorar o acesso.
Reportagem – Discrimine outras propostas
Carlos Fernando – Criaremos a escola de inclusão digital para capacitar os advogados, preparando-os para o peticionamento judicial eletrônico. Continuaremos a oferecer curso e palestras sobre o novo código de processo civil, que já entra em vigor a partir de março de 2016. Conseguimos aprovar o projeto para transformar a área da nossa sede em um auditório com capacidade para 100 pessoas, que servirá ainda de salão de festas para os colegas.
Reportagem – E a confiança do presidente da OAB Rio?
Carlos Fernando – Tivemos, temos e teremos a confiança e o apoio da OAB Rio no nosso trabalho e nas nossas propostas. Sozinhos não conseguimos nada, o apoio do Rio de Janeiro é indispensável. O presidente Felipe Santa Cruz da OAB Rio reconhece que o nosso trabalho é realizado por colegas comprometidos com a classe, que pautam suas carreiras na ética e na competência, bastando ver a composição de nosso Conselho.
Reportagem – Por que a reeleição?
Carlos Fernando – Primeiro, porque já é tradição na OAB. Em um só mandato não há tempo para a execução de todos os projetos. No primeiro, a gente trabalha muito, aprende os caminhos, faz os contatos, faz o alicerce e no segundo a gente sedimenta a construção dos projetos. O conselho pediu que ficássemos, se comprometeu a ficar junto para que possamos enfrentar os desafios e prosseguirmos nossa luta.
Reportagem – Qual diferencial da sua chapa?
Carlos Fernando – Fico muito feliz de estar junto de pessoas do mais alto nível, pessoal, moral e profissional. Contra fatos não há argumentos! Temos vários serviços prestados que credenciam a nossa pretensão à reeleição. Muitos se doaram a OAB, como conselheiro, diretor e membro de comissão da casa. A grande diferença está no grupo, forte e comprometido.
As informações são do site Campos24horas.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138