Matéria atualizada - 11h
Morreu a baleia que foi encontrada encalhada na faixa de areia da Praia de Grussaí, 3º distrito de São João da Barra, próximo ao polo gastronômico, durante a manhã deste sábado (06/09).
Equipes especializadas da Prefeitura de São João da Barra e do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) foram acionadas para acompanhar a ocorrência. A população se uniu para ajudar animal encalhado, conforme mostra o vídeo publicado pelo portalozk.com.
Mesmo com todos os esforços para salvar a baleia, ela não resistiu e acabou morrendo por volta das 10h40. Veja vídeo com explicação do Thiago Graça, do PMP-BC/ES clicando aqui.
A Prefeitura de São João da Barra emitiu nota oficial a pedido do portalozk.com, confira a íntegra abaixo:
"Equipes da Prefeitura de São João da Barra acompanharam na manhã deste sábado, 6, o trabalho do Instituto BW para tentar salvar um filhote de baleia juabarte de aproximadamente quatro metros que encalhou na praia de Grussaí e que veio a óbito.
Equipes das secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Públicos, Guarda Ambiental e Defesa Civil estiveram no local, que foi isolado para evitar a aproximação da população por medidas de segurança.
De acordo com informações do Instituto BW, repassadas à secretária de Meio Ambiente, Marcela Toledo, o animal trata-se de um recém-nascido que, ao se perder da mãe e encalhar na praia, teria poucas chances de sobrevivência, mas uma necropsia que será feita ainda no local apontará as causas que podem ter levado à ocorrência da morte.
Ao fim da necropsia, máquinas na Prefeitura auxiliarão o Instituto BW no deslocamento da carcaça do animal até uma área da praia fora do alcance da maré, onde ele será enterrado.
A secretária reforça que todos os procedimentos cabíveis ao município foram tomados a partir do acionamento e informa que, em casos como o ocorrido neste sábado, o Instituto BW seja comunicado imediatamente pelo 0800 991 4800.
A Prefeitura também agradece aos voluntários que estiveram no local".
Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) — O projeto é executado ao longo da linha de costa de 27 municípios, sendo 14 no estado do Espírito Santo (Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy) (Figura 1), e 13 no Rio de Janeiro (São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema – até o limite sul da praia da Vila).
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138