A carnavalesca e comentarista Maria Augusta Rodrigues, um dos grandes nomes do carnaval carioca, morreu nesta sexta-feira (11/07), aos 83 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Ela estava internada desde junho no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio, onde fazia tratamento contra um câncer.
O velório será aberto ao público neste sábado (12), a partir das 11h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Nascida no interior do estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra, Maria Augusta cresceu na região da histórica usina de açúcar Barcelos. Desde cedo teve contato com manifestações populares, como os bois de carnaval Pintadinho e Jaraguá. Ainda criança, acompanhou os carnavais de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, experiências que marcaram sua estética, famosa pelo luxo das cores.
Na capital, ingressou na Escola de Belas Artes, onde foi aluna de Fernando Pamplona — que a incentivou a atuar nos desfiles das escolas de samba. Em 1968, passou a integrar o grupo de artistas do Salgueiro, destacando-se em 1971 no icônico desfile “Festa para um Rei Negro”.
Maria Augusta também fez história como comentarista de carnaval, ajudando a valorizar e difundir a festa mais popular do Brasil. Seu legado permanece vivo na cultura do samba.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138