Morreu nesta terça-feira (12), na cidade de Campos dos Goytacazes, o ilustre jornalista de São João da Barra, Carlos AA de Sá. Ele estava internado no hospital Unimed de Campos dos Goytacazes.
Na semana passada, Carlos Sá recebeu alta e foi para casa, porém, ele passou mal e foi encaminhado de volta para a U.T.I., onde foi internado, depois sedado e, na tarde desta terça, ele não resistiu.
ATUALIZAÇÃO - O velório acontece na Capela Mortuária de São João da Barra e o sepultamento será nesta quarta-feira (13), às 10h, no Cemitério São João Batista, na sede de São João da Barra.
Nome – Carlos Augusto Abreu de Sá
Nome literário – Carlos AA de Sá
Data e local de nascimento – São João da Barra/RJ, em 18/04/1938
Altura – 1,76 m – peso – 77,4 kg
Escolaridade – superior completo – Comunicação Social/Jornalismo
Casado com Germana Maria, dois filhos, Gabriella e Rafael, e dois netos, Pedro e Ana.
Olhos castanhos e cabelos que foram castanho-claro e estão brancos. Nariz quebrado em conseqüência de acidente na infância. Males: apneia do sono, hérnia inguinal esquerda, crises de gota (ácido úrico) e de TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).
Estudei no Colégio Blandina Melo, Ginásio São Salvador e Liceu de Humanidades, todos em Campos, e me formei em jornalismo pela Facha, no Rio de Janeiro. Fiz pós na Escola Superior de Propaganda e Marketing, também no Rio.
Sou tranqüilo, mas teimoso, caseiro, e sonhador. Apesar do tempo decorrido, estou de planos. Amo a vida e suas tramóias. Nos meus tantos anos de vida, vi o parafuso da vida dar voltas incríveis, impensáveis. Por isso tenho sempre um olhar compreensivo para quem se ilude e para quem se ferra. Para quem sobe e quem cai.
Amo a beleza, acima de tudo. Flores, principalmente, pássaros, animais de toda a espécie, inclusive o homem. Se eu pudesse, morava numa casa não muito grande, mas cercada de varandas – ou alpendres, como se chamavam antes – e de jardins. As flores minúsculas que brotam no vão das calçadas, entre o capim e aos pés das cercas me encantam. Como pode tanta perfeição de forma e cor em ser tão pequeno? Flor é tudo, e a cor tem um espaço especial na minha admiração. Sou desenhista razoável, há muito parado e medíocre colorista. Quadros meus que doei para biblioteca municipal de São João da Barra e para o Ginásio Cenecista desapareceram.
Bibliografia:
– Antologia de Novos Contistas Brasileiros – participei com dois contos – INL/MEC, Rio, 1971
– Canto Tentado, poesia, Bloch, Rio, 1972, patrocinado pelas Indústrias de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho, de São João da Barra/RJ.
– O pai da menina nua, contos, Cátedra, Rio, 1974
– Estórias de desamor, contos, Presença, Rio, 1978
– Profissão: escritor, entrevistas, publicadas originalmente no jornal A Notícia, de Campos, Suplemento Letras & Problemas, Meridional, Porto alegre/RS, 1978;
– Em todo e qualquer lugar, contos, Shogun Arte, Rio, 1983
– Noite escura como breu – novela, Presença, Rio, 1986
– Anotações de viagem e outros poemas, poesia, Códice, Brasília/DF, 1994
– Zenriques, um jornalista político na província fluminense, biografia, Cultura Goitacá, São João da Barra, 1995
– Porto da Fortuna, romance, Cultura Goitacá, SJB, 1997
– Lourenço das Velhas, romance, Cultura Goitacá, SJB, 1998
– Raíska, contos, Cultura Goitacá, SJB, 2001
– Duas lendas sanjoanenses, poemas novos e antigos, Cultura Goitacá, SJB, 2006
Outros trabalhos:
– Regulamento modelo de circulação viária para países da América Latina, tradução de documentos produzidos no XII Congreso de Carreteras, OEA, in Costa Rica, DNER, Rio, 1976;
– O pedágio como veículo de comunicação, apresentado na 7ª RTT, em Vitória/ES, 1982;
– Osório e o cordel no norte-fluminense, trabalho letivo, Facha, rio, 1983
Inéditos:
– Aventuras de Pombote, infantil
– Parceira fatal, romance policial
– História de amor na ilha, inconcluso
Menção honrosa com o conto ESTÓRIA DE NUNO ALVES, O MARUJO SEM CORAÇÃO, no III Festival Brasileiro de Literatura, de Teresópolis/RJ.
Medalha de prata para POEMA PARA MEU PAI na XI Festa da Inteligência, pela Academia Valenciana de Letras, Valença/RJ, 1970.
Menção honrosa para o livro de poesias CANTO TENTADO no Prêmio Fernando Chinaglia II, da União Brasileira de Escritores – UBE, 1970.
Vários poemas de CANTO TENTADO, antes de fazerem parte do livro, foram premiados pelo jornal O FLUMINENSE, de Niterói/RJ, em seu concurso mensal, em 1970.
Os três primeiros contos do livro RAÍSKA foram premiados no concurso de contos “José Cândido de Carvalho” da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes/RJ, noa anos de 1991/92 e 93.
* Criou em 2000 a CASA DE CULTURA ZENRIQUES, por seus próprios meios, na rua do Rosário 155, Centro, em São João da Barra/RJ. Além de fotos e documentos históricos, a Casa oferece biblioteca com livros de autores internacionais, nacionais, regionais e locais. É freqüentada por estudantes e pesquisadores.
* Pertence ao Instituto Campista de Literatura, onde ocupa a cadeira nº 12, desde novembro de 1965. É sócio correspondente da Academia Campista de Letras, desde dezembro de 2006.
* Matriculado como jornalista na Associação Brasileira de Imprensa – ABI, Rio, sob o nº 1.555 e na Associação de Imprensa Campista, carteira nº 07/06.
* A pedido da secretaria municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, preparou os originais da obra “HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO E POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA” de Fernando José Martins, edição de 1868, promovendo a atualização ortográfica e um pequeno glossário sobre termos usados na época em que foi escrita e uma mini-biografia do autor. O livro foi re-editado pela prefeitura em 2005.
* Proferiu palestras, a convite, sobre a história de São João da Barra, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB, no Rio de Janeiro; em Campos, na Casa Brasil-Portugal, Universo e Faculdade de Filosofia, e em São João da Barra, no Colégio Cenecista S. João Batista e na EE Admardo Alves Torres, em Grussaí.
>> As imagens abaixo são do acervo Tânia Aquino.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138