Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cidades
Mobilização do Maio Laranja em escolas municipais de São João da Barra
Ações, visando fortalecer a prevenção e o combate à violência sexual infantil, acontecem em unidades do quinto e terceiro distritos
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 18/05/2026 - 09:38

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a rede de proteção de São João da Barra promoverá, nos dias 19 e 21 de maio, uma mobilização do Maio Laranja em unidades escolares da rede municipal. As ações serão nas escolas localizadas no quinto distrito e na localidade de Grussaí, terceiro distrito, envolvendo estudantes, profissionais da educação, pais, responsáveis e equipes da rede socioassistencial.

Na terça-feira, 19, às 9h30, as atividades vão acontecer na Escola Municipal Manoel Alves Rangel, em Quixaba, e na Escola Municipal Ângelo Antônio Mendonça, em Concha. No mesmo dia, às 14h30, a programação será realizada na Escola Municipal Luiz Délio Mendonça, em Campo de Areia.

Já na quinta-feira, 21, as ações acontecem em Grussaí, na Escola Municipal Amaro de Souza Paes, às 9h30 e, no período da tarde, no Centro Municipal de Educação Avançada (CMEA II), às 14h30.

A iniciativa foi desenvolvida por meio da atuação conjunta da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos , Fundação da Infância e Adolescência (FIA) e Conselho Tutelar, reforçando a importância da conscientização, da escuta e da garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A programação integra a campanha nacional Maio Laranja, voltada à conscientização da sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Durante as atividades, serão promovidas rodas de conversa, dinâmicas educativas e orientações informativas sobre proteção, respeito ao corpo, identificação de situações de violência e canais de denúncia.

As ações também destacam o papel da escola como espaço fundamental de proteção social, identificação de sinais de violência e encaminhamento das situações à rede de atendimento, fortalecendo o compromisso coletivo na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“O ambiente escolar exerce um papel essencial na prevenção e no enfrentamento às violações de direitos, porque é um espaço de convivência, confiança e formação cidadã. Quando educação, saúde, assistência social e órgãos de proteção atuam de forma integrada, conseguimos fortalecer ainda mais a rede de cuidado e proteção às nossas crianças e adolescentes”, frisou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.

O diretor do Departamento de Infância e Adolescência da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Maick Lalanga, reforça que o Maio Laranja é um momento de fortalecer a conscientização e a proteção promovendo informação, orientação e diálogo de forma acessível e responsável. "Proteger nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de todos nós e levar esse debate para dentro das escolas significa fortalecer vínculos, orientar as famílias e garantir que as crianças saibam que existem adultos preparados para acolher, escutar e proteger".


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2026 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes