No “Janeiro Roxo”, que marca o mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, preparou uma programação especial com palestras, distribuição de materiais informativos e ações de saúde, tudo voltado para a educação da população sobre a doença e a prevenção. A iniciativa teve início nesta quinta-feira (22), com panfletagem na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro.
Também está prevista uma ação de panfletagem na praia Farol de São Tomé, com data a ser definida. Já no dia 4 de fevereiro, haverá uma palestra de conscientização dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o diagnóstico precoce da hanseníase. O objetivo da ação é sensibilizar os profissionais para identificar sinais iniciais (como manchas e perda de sensibilidade), o que é essencial para interromper a transmissão e garantir a cura sem sequelas além de combater ao estigma para que ofereçam um acolhimento humanizado, combatendo preconceitos históricos que ainda dificultam a busca dos pacientes por tratamento.
Além disso, a equipe do programa está programando uma busca ativa na região quilombola e assentados. Também haverá oferta de outros cuidados como vacinação, teste rápido para ISTs, consultas, entre outros serviços.
“O Janeiro Roxo é o mês de intensificarmos a conscientização da sociedade sobre a hanseníase, uma doença milenar que ainda afeta parte da população. A hanseníase tem cura e o tratamento é 100% gratuito pelo SUS. Trazer informação é primordial para combater o estigma e o preconceito”, destacou a gerente de Programas de Doenças Infectocontagiosas, Ingrid Timbó.
O Programa Municipal de Controle da Hanseníase realiza o atendimento no Centro de Referência Augusto Guimarães, na Estrada do Santa Rosa, no Parque Santa Clara, anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG). O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Janeiro Roxo — A campanha, cujo tema este ano é: “De janeiro a janeiro: vencer a hanseníase, é cuidar do Brasil o ano inteiro”, tem como objetivo dar visibilidade à doença, combater o preconceito e incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento. O Dia Mundial da Hanseníase, celebrado no último domingo do mês, foi instituído em 1954 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçando a importância da informação, da prevenção e do tratamento, que é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138