O Hospital Ferreira Machado (HFM), que atende casos de urgência e emergência em pediatria, se consolida como a principal referência no cuidado infantil de alta complexidade em Campos e região. A medida amplia o acesso da população a um serviço especializado e completo, garantindo acolhimento e cuidado integral a crianças de 0 a 12 anos em situações graves.
A intensificação da assistência pediátrica acontece em um período sensível: a transição do outono para o inverno. As oscilações de temperatura e a queda da umidade relativa do ar aumentam os casos de doenças respiratórias, como resfriados, gripes, crises de asma, bronquite, sinusite e pneumonia, especialmente entre o público infantil, que é mais vulnerável.
A pediatria do hospital conta com uma estrutura completa e especializada. O pronto-socorro pediátrico, com entrada separada pela Avenida XV de Novembro, oferece sete leitos e mais um leito exclusivo para casos de urgência. O espaço, que também foi pensado para proporcionar acolhimento, conta com um ambiente colorido, que ajuda a amenizar o estresse da internação para crianças e acompanhantes.
Nos três primeiros meses deste ano, a unidade registrou 2.338 atendimentos. O hospital dispõe ainda de duas Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPs), com 17 leitos, e uma Clínica Pediátrica, com 33 leitos para casos de internação. Toda a rede é atendida por uma equipe multidisciplinar com pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e especialistas em diversas áreas da medicina.
“Nosso compromisso é garantir um atendimento de excelência e acolhimento em momentos de fragilidade. A porta aberta na pediatria reforça nosso papel como referência em urgência e emergência infantil, principalmente diante do aumento de casos respiratórios com a chegada do clima mais seco e frio”, destacou o superintendente do Hospital Ferreira Machado, Guilherme Ribeiro.
Serviço emergencial
A médica Derly da Cruz Vieira Saraiva, que atua no pronto-socorro pediátrico do hospital, reforça a importância de buscar o serviço de emergência apenas em casos realmente graves. “Para a criança não adoecer neste período, é importante evitar aglomerações, manter a vacinação em dia, inclusive contra a gripe, e procurar atendimento assim que surgirem sintomas como febre alta e cansaço. Mas, é importante lembrar que o Ferreira é uma unidade voltada para casos emergenciais. Sintomas leves, como tosse, nariz escorrendo e febre baixa podem ser tratados em outras unidades, como a Clínica da Criança e os postos de saúde mais próximos de casa. Quando recebemos casos simples aqui, acabamos sobrecarregando a equipe e atrasando o atendimento de emergências reais, como convulsões, quedas graves e crises respiratórias severas”, alertou a médica.
O pai Rudson Boa Morte, que levou a filha Alice de 1 ano diretamente para o HFM, elogiou o atendimento. “Ela teve uma emergência na escola, com febre muito alta e os batimentos acelerados. Viemos direto para cá por saber que o Ferreira está preparado para situações mais graves. Fomos bem atendidos, já fizemos exames e agora ela está sendo hidratada. Está sendo muito bem cuidada aqui”, relatou.
Além do HFM, a rede de emergência pediátrica de Campos conta com a Clínica da Criança, que funciona 24 horas e atende crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, além das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Farol de São Tomé, Travessão e Ururaí, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já a pediatria do Hospital Geral de Guarus (HGG) funciona exclusivamente para casos de internação clínica.
Além da estrutura hospitalar, o HFM busca promover um ambiente mais humanizado para os pequenos pacientes. A unidade possui uma brinquedoteca, que funciona na clínica pediátrica. Com brinquedos pedagógicos, acervo de livros, materiais de papelaria e um espaço acolhedor, o local garante o direito de brincar mesmo durante o tratamento.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138