Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Kamisa 10, Aline Barros, pagode do aniversário da cidade e mais: confira a programação dos dias 15, 16 e 17, do Circuito Junino 2024, em São João da Barra

Cidades
GRV/Campos e Defesa Civil retornam do RS com sentimento de dever cumprido
Os 16 voluntários do Grupo de Regate Voluntário (GRV) e a representante da Defesa Civil Municipal, Scheila Leal, saíram do estado nesta terça-feira (21) e devem chegar a Campos nesta quarta-feira (22) à noite
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 22/05/2024 - 13:52

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

“Missão cumprida”. Esse é o sentimento dos 16 voluntários do Grupo de Resgate Voluntários (GRV) e da representante da Defesa Civil de Campos, Scheila Leal, que durante quase uma semana atuaram no Rio Grande do Sul, especialmente na capital Porto Alegre e no município de Canoas, além de arredores, ajudando no trabalho de atendimento às vítimas da enxurrada que tomou conta de quase 90% do Estado. Depois de uma semana intensa de atividades, os voluntários estão retornando a Campos, com previsão de chegada nesta quarta-feira (22) à noite. 

O presidente do GRV, Emílio Martins, faz um breve balanço das ações: “Foram sete dias de operação com inúmeros deslocamentos e trabalhos diversos. Nós fomos a Porto Alegre, depois ficamos em Canoas, uma das cidades mais atingidas. Além disso, outra cidade próxima à região teve uma represa rompida e também atuamos lá. Essa cidade ficou totalmente alagada, mas sem vítimas fatais, sem problema adicional além dos que já tinham, como deslocamento de pessoas, entre outros. No total realizamos mais de 200 atendimentos, desde resgate de pessoas, resgate de animais, parte de assistência geral com curativos, reanimações, aquecimento das pessoas com hipotermia, profilaxia, enfim, todo tipo de atendimento”, conta o presidente do GRV.

A coordenadora de Núcleo, Proteção e Defesa Civil, Scheila Leal, explica que a equipe de Campos foi dividida em dois grupos: A de salvamento aquático foi para à capital Porto Alegre e os demais ficaram em Canoas, no bairro Mathias Velho, alojados na base onde estavam também os Anjos do Asfalto. “Fiquei no apoio logístico junto com a equipe de socorrista nosso. Foi um trabalho bem árduo em meio a muita destruição, cerca de 470 municípios afetados. Mas estou com a sensação de dever cumprido. Na verdade, a Defesa Civil somos todos nós e poder contribuir com o povo gaúcho, com o meu trabalho logístico foi gratificante. Meu trabalho de capelania também foi muito importante para mim, naquele momento do abrigo, com as crianças, ao entregar as cartinhas feitas pelos alunos da Escola Municipal Wilson Batista. A gente poder estar levando um pouquinho de amor, um pouquinho de carinho, ouvir as pessoas, para mim, como capelã, foi muito importante”, afirma Scheila leal. 

SITUAÇÃO ATUAL

No bairro Matias Velho onde os voluntários de Campos atuaram, as águas já baixaram cerca de 5 metros, uma baixa considerável, levando em conta que no local o teto das casas foi totalmente coberto pelas águas. O momento agora, segundo os voluntários, é de reconstrução, a pior parte do desastre.

 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes