Os 60 funcionários da Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei, participaram, nesta sexta-feira (22), de um treinamento de noções básicas de Primeiros Socorros para profissionais da Educação. A capacitação faz parte das atividades da 21ª edição do Prefeitura em Ação, que será realizada no próximo dia 30, na unidade escolar.
O treinamento foi realizado pelo Programa Mais Ciência, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), e Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estácio de Sá.
A diretora da Escola Sebastião Ribeiro de Deus, Débora Albuquerque, ressaltou a importância das orientações para o ambiente escolar. “É muito gratificante a gente receber esse treinamento. Os professores estão muito felizes. Eu também estou aprendendo, porque já passei por algumas situações que não sabia como resolver e agora, com esse curso, a gente vai saber o que fazer agora daqui para frente”, comentou.
O enfermeiro Sérgio Mendonça, do PSE, explicou como funciona o programa. “Com o Programa Saúde na Escola, nós vamos até as escolas municipais para levar o conhecimento básico para o pessoal leigo ter uma noção de primeiros socorros para atuar diante de situações que podem acontecer a qualquer momento dentro de uma sala de aula ou até mesmo dentro de sua residência. E com o treinamento, nós trazemos informações sobre o suporte básico de vida e também falamos um pouquinho sobre doenças na infância. Em cada situação nós trazemos um tema diferente”, disse.
PREFEITURA EM AÇÃO
O cronograma de atividades preparatórias para o Prefeitura em Ação segue na segunda-feira (25), quando o programa Saúde na Escola vai levar aos alunos do 1º e 2º ano o Projeto Saúde Auditiva nas Escolas, às 9h, e às 13h30, no turno da tarde.
Já no dia 26, a partir das 9h, os alunos do 4º e 5º anos irão participar da capacitação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), e no turno da tarde, a partir das 14h, os alunos do 3º e 4º anos participam do projeto Eu Digo Não - Crianças e Adolescentes Desaparecidos: e agora?! Agir Rápido pode fazer toda a diferença, do Programa Saúde na Escola (PSE).
Na quarta-feira (27), o Procon Campos vai apresentar aos alunos do 3º ano a palestra Procon nas Escolas.
No dia 28, a partir das 9h, os alunos do 5º ano vão participar da palestra Violência Contra a Mulher: Identificar, Combater e Prevenir, ministrada pela equipe do Centro de Atendimento à Mulher (Ceam). Já no turno da tarde, a partir das 14h, equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) irão realizar palestra para os alunos do 4º e 5º anos. Também no dia 28, os alunos da educação infantil vão participar da programação. Às 9h e às 14h, os alunos do Pré I e Pré II participam das atividades do PSE, que abordará o tema Construindo Valores nas Escolas –Combate ao Aedes aegypti.
A programação é concluída no dia 29, quando a equipe da Superintendência de Limpeza Pública vai promover a palestra Saúde Ambiental, às 14h30, para alunos do 5º ano.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138