Na última semana, equipes da Secretaria de Obras, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Campos, junto aos gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS), visitaram a Clínica da Criança para dar início ao projeto de ampliação que transformará a unidade no Hospital da Criança.
Inaugurada em 2022, a clínica foi projetada para realizar cerca de 300 atendimentos pediátricos semanais, mas rapidamente se tornou essencial para o município, atualmente recebendo entre 600 e 700 crianças por semana. O aumento expressivo na demanda motivou o prefeito Wladimir Garotinho a anunciar a expansão da estrutura.
Durante uma visita a Brasília, o prefeito garantiu apoio financeiro para o projeto. O deputado federal Bebeto destinou emendas parlamentares e o senador Flávio Bolsonaro confirmou o repasse de R$ 5 milhões para a construção do hospital.
A nova unidade será de pequeno porte, voltada exclusivamente ao atendimento infantil e gerida pela FMS. A estrutura atual da clínica já é referência em urgência e emergência pediátrica na região, funcionando 24 horas e atendendo crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias, em um ambiente acolhedor e adaptado, com espaços lúdicos e equipe médica especializada.
Hoje, a clínica conta com recepção, fraldário, consultórios pediátricos e odontológicos, sala de sutura e curativos, laboratório, ultrassom, descanso para funcionários e outros espaços adaptados às necessidades infantis.
Com a reforma, serão ampliadas a recepção e a área de triagem, reparado o telhado, criados sete leitos de observação, 20 leitos de internação, dois leitos de sala vermelha, quatro de nebulização, brinquedoteca e um consultório odontológico reformado.
Humanização
“Essa obra é de suma importância para melhorar a saúde infantil na região. A ampliação vai permitir um atendimento mais rápido, seguro e humanizado. Isso demonstra o compromisso em investir na infraestrutura da saúde”, destacou o presidente da FMS, Arthur Borges, que também participou da visita à unidade.
O superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, destacou a relevância da unidade. “A Clínica da Criança já é um ponto de referência, e com essa transformação em hospital, vai se tornar ainda mais essencial para atender a população infantil de Campos e de toda a região”, informou.
O projeto arquitetônico ficará sob responsabilidade das arquitetas Thamyres Freitas e Lidia Martins, com acompanhamento de Edna Gomes da Rocha, supervisora administrativa da Clínica da Criança.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138