A VI Festa do Queijo, realizada nos dias 29 e 30 de novembro em Espírito Santinho, reforçou mais uma vez a força da agricultura familiar e a tradição da produção leiteira na região. Foram dois dias de programação intensa, com público circulante de cerca de 3 mil pessoas, a programação reuniu degustações, palestras, atrações culturais, exposição de produtos, homenagens, atividades esportivas e momentos de integração que marcaram a comunidade.
Realizada de forma colaborativa, a festa conta com o envolvimento da Associação de Moradores de Espírito Santinho (Amores), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Emater-Rio, da Fiperj, com apoio da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, além de produtores, moradores e parceiros que ajudaram a construir uma edição marcada por identidade e pertencimento.
A segunda edição do Desafio do Queijo, promovida pela Campos Run, reuniu 150 atletas e evidenciou uma mudança significativa na cultura esportiva local, triplicando o número de participantes locais em relação ao ano anterior. O evento ofereceu uma experiência ainda mais segura, acolhedora e profissional. Com a reforma da sede da Amores foram implantadas as melhorias estruturais sugeridas pelos corredores em 2024. A Festa do Queijo reforçou esse vínculo ao valorizar a cultura local e mostrar que o trabalho no campo vai além da produção, destacando a importância de políticas públicas que garantam infraestrutura, qualidade de vida, lazer, educação e saúde para as comunidades rurais.
As palestras, que reuniram 282 participantes, foram outro destaque da programação. O engenheiro agrônomo Rafael, da Emater, apresentou a evolução dos queijos finos em Valença, seus desafios e conquistas, além de explicar as principais famílias de queijos com degustação. A professora Christyane Bisi, do IFF Bom Jesus, abordou as inovações do setor de laticínios, novos produtos e o papel dos produtores nesse mercado de produtos com maior valor agregado e foco na saúde.
O momento mais aguardado foi o corte do queijo gigante, que, segundo pesquisa da Emater-Rio, é pela sexta vez o maior do estado do Rio de Janeiro, uma tradição que já marca a Festa do Queijo. O primeiro pedaço foi leiloado e arrematado pelo secretário de Agricultura de Campos, Almy Junior, seguido de diversas doações, e os valores arrecadados serão destinados à obra da nova sede da Amores, como legado da festa, reforçando o compromisso da comunidade e dos parceiros em investir em um espaço que servirá de apoio, convivência e desenvolvimento para os moradores de Espírito Santinho.
“Essa edição mostrou o quanto Espírito Santinho sabe crescer junto. Tivemos conhecimento técnico, o Circuito do Queijo, homenagens, esporte e muita participação da comunidade. O queijo de 1.000 litros continua sendo a marca que nos representa e, para 2026, continuaremos inovando e promovendo soluções em prol do desenvolvimento da região, trazendo temas que ajudem o produtor a progredir e enxergar novas possibilidades. Agradecemos à Emater-RJ pela parceria, aos nossos apoiadores, a cada parceiro, morador e voluntário que faz essa celebração acontecer. É essa força coletiva que vai nos permitir entregar um evento agregador, em sinergia com as necessidades do produtor, no próximo ano”, destacou Wagner Crespo, da Amores.
O encerramento da VI Festa do Queijo deixou a sensação de missão cumprida e a certeza de que Espírito Santinho segue preparado para receber, em 2026, uma edição ainda mais completa, reunindo tradição, turismo rural, gastronomia e o acolhimento que já se tornou marca da comunidade. A expectativa é que o próximo ano seja marcado por um diálogo ainda mais próximo entre produtores, a comunidade local e os poderes Executivo e Legislativo, contribuindo para a construção conjunta de ações que atendam às demandas dos produtores e impulsionem o desenvolvimento do interior.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138