O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, revogou o apoio financeiro destinado à saúde de Campos. A decisão consta na Resolução SES nº 3657, assinada em 18 de junho de 2025, que anulou a resolução anterior, publicada em maio, por falta de previsão orçamentária.
O corte foi oficializado no Diário Oficial do Estado em 23 de junho, durante viagem internacional do governador Cláudio Castro. Nesse período, Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, estava como governador em exercício.
A suspensão ocorre em meio a uma crise no cofinanciamento da saúde pública fluminense, que já mobiliza o Ministério Público e o Judiciário. No dia 24 de junho, o MPRJ entrou com uma ação civil pública para cobrar os repasses atrasados aos municípios, alegando falta de transparência que ameaça serviços essenciais.
O Tribunal de Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 9 milhões das contas do Estado para garantir o repasse direto ao Fundo Municipal de Saúde de Campos. As investigações apontam falhas na gestão, incluindo o bloqueio de R$ 1,3 bilhão entre 2021 e 2024, mesmo sem queda de arrecadação, segundo relatórios do GATE/MPRJ e do TCE-RJ.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138