Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Kamisa 10, Aline Barros, pagode do aniversário da cidade e mais: confira a programação dos dias 15, 16 e 17, do Circuito Junino 2024, em São João da Barra

Cidades
Em dois anos, São João da Barra ultrapassa 50 obras finalizadas e avança em outras 63
Projeção da Secretaria de Obras é de mais licitações até o fim do ano, ampliando o número de ruas urbanizadas e espaços públicos reformados
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 23/05/2024 - 17:23

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Com 63 obras em andamento e outras 54 finalizadas nos últimos dois anos, a Prefeitura de São João da Barra segue com a projeção de novas intervenções em ruas, praças e prédios públicos. Outras nove obras estão no setor de licitação para os trâmites necessários a seus inícios, entre elas a esperada Orla de São Pedro, os novos abrigos de passageiros e as praças da Vila Esperança, em Atafona, e da Boa Morte, na sede do município. A expectativa da Secretaria Municipal de Obras e Serviços é de chegar até o fim do ano com outros 40 projetos lançados, totalizando, entre 2022 e 2024, mais de 160 obras. Destaque às pavimentações de ruas, que também receberam drenagens e calçadas. Já são quase 30 mil m² de vias pavimentadas nesta gestão.

— Além das obras que já estão no gatilho em licitação, a gente também já vai começar com o processo das 25 emendas de 2024 e tem mais ou menos umas 15 obras de planejamento da prefeita e aqui da secretaria para iniciar. Então, a gente vai chegar ao final desse ano com uma média de 70 obras. Se somarmos tudo, incluindo, as obras finalizadas, as que estão em andamento, as que estão em licitações, das emendas e as 15 de planejamento próprio, vamos chegar a mais de 167 obras nos últimos dois anos — destacou o secretário municipal de Obras e Serviços, Alexandre Rosa.

Para o secretário, os números são um marco na história de São João da Barra. “A ex-prefeita Carla Machado deixou o município com as contas equilibradas, o que permitiu que a prefeita Caputi desse uma continuidade e conseguisse iniciar essa quantidade de obras. A prefeita nos dá muita autonomia, muitas ideias, sempre colocando: ‘Está dentro da legalidade, é bom para o povo, é bom para o lugar, existe recurso financeiro, existe orçamento para execução do tal projeto, então vamos tocar”. A prefeita é muito empreendedora, querendo realmente ver as coisas acontecerem e a gente também vem nessa pegada de realização. E eu fico muito feliz de fazer parte dessa história”, ressaltou Rosa.

São várias obras de destaque, como a reforma do Ginásio de Esportes, praças espalhadas pelo município, além de escolas e unidades de saúde reestruturadas. “Uma outra coisa que surte muito efeito são as pavimentações, com calçadas e drenagens, onde antes a via era chão. Quanto mais a gente faz, mais a população almeja, porque vê que determinada rua foi calçada e pede também que a sua seja atendida minha. Não dá para a gente atender tudo ao mesmo tempo, mas estamos avançando.

Além de atender os moradores, a urbanização das ruas beneficia também o comércio e outros setores empresariais. Exemplo disso aconteceu em Grussaí na rua Francisco Barbosa dos Santos, onde está situada uma empresa de ônibus de turismo, e na rua Amaro Pedro Viana, que tem uma escola particular.

Também no terceiro distrito já foram atendidas duas ruas do bairro Nova Grussaí, com as obras agora avançando no Lagoinha e no bairro Telê Santana (do outro lado da lagoa), que começou a receber obras drenagem e urbanização em 42 ruas, com pavimentação de vias e calçadas. Estão sendo aplicados no Telê mais de R$ 44 milhões em um dos maiores investimentos já feitos pela Prefeitura de São João da Barra em infraestrutura.

— O bairro hoje é uma das regiões mais procuradas. Ver as ruas de terra vermelha receberem as obras e acabar com os buracos e poeira com certeza vai valorizar ainda mais a área. Será muito bom a para a gente isso — afirmou a proprietária de uma imobiliária de Grussaí, Maria Carolina Barbosa, que vê com entusiasmo a chegada das obras. Ela lembra que há cerca de 40 anos o seu pai já atuava com a venda de terrenos no Telê Santana e viu o bairro crescer nos últimos anos.

Outras obras de urbanização em destaque acontecem no bairro Santa Rita, antigo Carrapicho, em Atafona, onde várias ruas recebem pavimentação com intertravados, além de vias em Barcelos, Roças Velhas e no bairro Água Santa, na sede do município, incluindo os loteamentos Porto Seguro e Solar Maranhão.

Além de levar estrutura a vias que antes eram de terra, a Prefeitura também tem trabalhado na recuperação de vias de paralelepípedo e na recomposição asfáltica. Só na área central de São João da Barra foram 26,6 mil metros quadrados de fresagem e recapeamento em cinco importantes vias: Professora Gladys Teixeira, Barão de Barcelos, João Francisco de Almeida e Coronel Cintra e Rua dos Passos, inclusive em frente ao Cemitério Público São João Batista e a Capela Mortuária, que também receberam investimentos para suas melhorais.

Em Atafona, a rua João Batista de Almeida, conhecida como a da Caixa D’água, é outra a receber asfalto. Também foi feita a pavimentação asfáltica no trevo Cazumbá, no quinto distrito.

Áreas de lazer com destaque a reinauguração do Ginásio Municipal

São mais 20 praças espalhadas no município que receberam algum tipo de intervenção da Prefeitura, desde a conservação, reforma, ampliação ou até mesmo sendo construída do zero, como aconteceu na Ceab, em Atafona, e ocorre também com a praça São João Maria Vianney, em Chapéu do Sol, e a de Água Preta, no quinto distrito.

Além do lazer, a prática esportiva também está sendo valorizada com melhorais nas quadras das praças, algumas recebendo coberturas, e outras campos de grama sintética. A obra de revitalização e modernização do Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, no Centro de São João da Barra, foi outra conquista. O espaço está todo reestruturado por fora e por dentro, tornando-o mais acessível. A quadra de areia ao lado do ginásio também foi recuperada e, em breve, o campo da Prainha de Ramos também será entregue após passar por intervenções.

— Para inaugurar o prédio do Ginásio, a gente quis fazer todo o redor ali, calçando parte daquela rua de chão lateral e organizando os estacionamentos. Fizemos uma repaginada no em torno do Ginásio e do prédio da Prefeitura, cujo prédio recebeu novo visual com pintura. Também realizamos o recapeamento asfáltico e revitalizamos a Praça da Bíblia e a Rodoviária — relatou o secretário Alexandre Rosa.

A Prefeitura também reestruturou todo o Parque de Exposições Manoel Rangel Pessanha, tornando-o um espaço não só para shows, mas para evidenciar a agropecuária, vocação histórica do município.

Mais infraestrutura na Saúde e Educação

Investimentos feitos em prédios de unidades de saúde e escolares municipais também reforçam a lista de reformas feita pela Prefeitura de São João da Barra nos últimos dois anos. Na Saúde, os ganhos vão desde a manutenção e reestruturação de várias unidades de saúde, como os tradicionais dos Postos de Urgência (PU) 24h de Barcelos e do do Açu, além das sedes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Sabonete, Quixaba e de Nova São João da Barra, esta última com obras ainda em andamento, assim como acontece na Unidade Mista de Saúde (UMS) de Grussaí (outro lado da Lagoa). Destaque também para outros dois equipamentos na sede do município: a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Félix de Sá e a ESF da Sede, que funcionam no mesmo prédio, mas de forma individualizada, e foram totalmente reformadas e equipadas.

Aconteceram também obras de adaptação no prédio onde funciona o já consolidado Centro Municipal de Cardiologia, o primeiro no interior do Rio mantido pela Prefeitura, e no Centro Terapêutico Pedro Machado, voltado ao atendimento de pessoas com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtorno opositor desafiador e transtorno do espectro autista.

Na Educação, a Prefeitura tem reformando várias escolas, a exemplo do que aconteceu na Domingos Fernandes da Costa (Dofec), que atualmente atende 520 alunos na Sede, cuja quadra terá sua reestruturação licitada em breve; e na Escola Municipal Elysio de Magalhães, que atende mais de 800 alunos. A unidade de Barcelos teve toda a parte física recuperada, com intervenções no telhado e na quadra, nova pintura externa e interna, substituição de toda parte elétrica e hidráulica e do piso, além de pavimentação em bloco de concreto intertravado em toda a extensão do terreno da escola. As janelas de madeira foram trocadas por esquadrias em vidro temperado e os banheiros foram adequados para a acessibilidade.


 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes