Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Sambagode, Natal Mágico e Beach Race são as atrações do feriadão em São João da Barra

Cidades
Educação encerra Jornada Pedagógica de História reunindo 13 escolas em São João da Barra
Em nove meses do ano letivo, alunos tiveram pesquisas, rodas de conversa, produção textual, oficinas temáticas, entre outras atividades
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 19/11/2025 - 16:54

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra encerra na segunda-feira, 24, a Jornada Pedagógica de História, com o tema “Raízes e Reflexos – Conectando Saberes e Vivência”. Desenvolvida ao longo do ano letivo, a iniciativa ocorre de forma interdisciplinar e envolve alunos do 6º ao 9º ano, além de professores de 13 escolas. A proposta é fortalecer práticas educativas voltadas à valorização da história e da cultura afro-brasileira.

Nos nove meses de atividades, os alunos tiveram pesquisas, rodas de conversa, produção textual, oficinas temáticas, apresentações artísticas e visitas guiadas. Foram explorados diferentes aspectos das matrizes africanas que formam a identidade brasileira. A proposta buscou integrar saberes, promover reflexões críticas e aproximar o ensino da história das vivências cotidianas dos alunos.

Ao final do projeto foram reunidas as produções pedagógicas de todo o ano, como painéis, maquetes, exposições fotográficas, releituras de obras, dramatizações e apresentações culturais. O evento celebrou o conhecimento adquirido e o compromisso das escolas com uma educação antirracista, inclusiva e consciente de seu papel social.

Segundo os professores, o trabalho interdisciplinar fortalece a aprendizagem e estimula o protagonismo do estudante, ampliando o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Para os alunos, a jornada foi a oportunidade de reconhecer suas raízes, compreender sua história e refletir sobre o impacto dessas heranças na atual sociedade.

“A Educação Étnico-Racial é um compromisso de professores, estudantes, gestores e comunidade. Quando assumimos essa responsabilidade de forma coletiva, fortalecemos uma escola mais justa, plural e consciente do seu papel social. A Jornada Pedagógica de História que desenvolvemos ao longo do ano reafirma essa missão. Ver a culminância deste projeto é perceber que estamos avançando juntos, conectando saberes e vivência”, avalia Arli Silva, coordenadora dos Anos Finais e de História da Secretaria de Educação.

Para o secretário de Educação, Daniel Damasceno, os trabalhos apresentados demonstram sensibilidade, pesquisa, criatividade e, sobretudo, consciência social. “Esse é o papel da educação pública: abrir caminhos, promover reflexões e fortalecer o respeito à diversidade. Estamos encerrando este ciclo com a certeza de que a educação de São João da Barra está caminhando com firmeza para uma formação mais humana, crítica e conectada às realidades dos nossos estudantes. A Jornada Pedagógica de História não é apenas um projeto escolar, mas um movimento coletivo de valorização da cultura afro-brasileira e de reconhecimento das raízes que moldam nossa identidade”.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes