A Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra encerra na segunda-feira, 24, a Jornada Pedagógica de História, com o tema “Raízes e Reflexos – Conectando Saberes e Vivência”. Desenvolvida ao longo do ano letivo, a iniciativa ocorre de forma interdisciplinar e envolve alunos do 6º ao 9º ano, além de professores de 13 escolas. A proposta é fortalecer práticas educativas voltadas à valorização da história e da cultura afro-brasileira.
Nos nove meses de atividades, os alunos tiveram pesquisas, rodas de conversa, produção textual, oficinas temáticas, apresentações artísticas e visitas guiadas. Foram explorados diferentes aspectos das matrizes africanas que formam a identidade brasileira. A proposta buscou integrar saberes, promover reflexões críticas e aproximar o ensino da história das vivências cotidianas dos alunos.
Ao final do projeto foram reunidas as produções pedagógicas de todo o ano, como painéis, maquetes, exposições fotográficas, releituras de obras, dramatizações e apresentações culturais. O evento celebrou o conhecimento adquirido e o compromisso das escolas com uma educação antirracista, inclusiva e consciente de seu papel social.
Segundo os professores, o trabalho interdisciplinar fortalece a aprendizagem e estimula o protagonismo do estudante, ampliando o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Para os alunos, a jornada foi a oportunidade de reconhecer suas raízes, compreender sua história e refletir sobre o impacto dessas heranças na atual sociedade.
“A Educação Étnico-Racial é um compromisso de professores, estudantes, gestores e comunidade. Quando assumimos essa responsabilidade de forma coletiva, fortalecemos uma escola mais justa, plural e consciente do seu papel social. A Jornada Pedagógica de História que desenvolvemos ao longo do ano reafirma essa missão. Ver a culminância deste projeto é perceber que estamos avançando juntos, conectando saberes e vivência”, avalia Arli Silva, coordenadora dos Anos Finais e de História da Secretaria de Educação.
Para o secretário de Educação, Daniel Damasceno, os trabalhos apresentados demonstram sensibilidade, pesquisa, criatividade e, sobretudo, consciência social. “Esse é o papel da educação pública: abrir caminhos, promover reflexões e fortalecer o respeito à diversidade. Estamos encerrando este ciclo com a certeza de que a educação de São João da Barra está caminhando com firmeza para uma formação mais humana, crítica e conectada às realidades dos nossos estudantes. A Jornada Pedagógica de História não é apenas um projeto escolar, mas um movimento coletivo de valorização da cultura afro-brasileira e de reconhecimento das raízes que moldam nossa identidade”.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138