A Defesa Civil de São João da Barra segue em estado de atenção diante da previsão de mais chuvas para a região até esta sexta-feira (05). Como alertado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), essa terça-feira (02) foi marcada pela chegada de chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A previsão é que o cenário se repita, principalmente nesta quarta-feira (03).
Levantamentos da Defesa Civil municipal, com base em equipamentos de monitoramento instalados em São João da Barra, apontam que na noite dessa terça, quando iniciado o temporal, ocorreram rajadas de vento de 70 km por hora e 22 milímetros de chuva em cerca de meia hora. O pluviômetro instalado no município apontou que no intervalo de menos de 12 horas, entre a noite de terça e a manhã desta quarta, o acumulado chegou a 44 milímetros.
“O que causou um transtorno maior foi que, de início, teve essa rajada de vento muito forte acompanhada de chuva muito intensa em um curto período. Em menos de 12 horas choveu em nosso município o que era esperado para uma semana. Foi isso que dificultou o escoamento rápido da água em alguns pontos, mas hoje pela manhã não tínhamos mais locais críticos”, destacou o coordenador municipal de Defesa Civil, Marcos Sá, ressaltando que a equipe de plantão atuou em três chamados, sendo dois deles relacionados a alagamentos na Sede do município e em Atafona, e outro por conta de uma queda de árvore em Cajueiro.
Devido ao grande volume de chuva alguns prédios públicos sofreram danos pontuais. Equipes de manutenção da Secretaria de Obras e Serviços e a Defesa Civil iniciaram imediatamente as vistorias ainda na noite de terça e todos os reparos necessários já estão sendo providenciados.
A Prefeitura reforça que, apesar do incômodo causado, não houve nenhum dano estrutural nem qualquer comprometimento dos serviços públicos. Todas as unidades municipais funcionam normalmente nesta quarta-feira, garantindo pleno atendimento à população. A Prefeitura segue monitorando a situação, trabalhando com agilidade e responsabilidade para assegurar a segurança de todos.
A previsão é de que o tempo só comece a se estabilizar entre quinta-feira (04) e sexta (05), quando as temperaturas estarão amenas e a tendência é de redução na intensidade das chuvas, embora ainda possam ocorrer pancadas moderadas de forma isoladas na quinta, principalmente nas regiões Norte e Noroeste, que podem chegar a ocasionalmente.
EMERGÊNCIAS
Em Campos, em caso de emergência a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 e (22) 98175-2512.
Os telefones da Defesa Civil de São João da Barra para emergências são: (22) 2741-1190, (22) 2741-8370, 199 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).
Já em São Francisco de Itabapoana, além do 199, o telefone da Defesa Civil é o (22) 99890-7087.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138