A Secretaria Municipal de Defesa Civil esteve reunida, na última semana, com a defensora pública Carolina Henning, do Primeiro Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública, a fim de apresentar o planejamento e as ações estratégicas adotadas pelo município para o enfrentamento do período de chuvas.
O funcionamento do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi um dos temas debatidos durante o encontro, quando também foi apresentada a capacidade operacional da Defesa Civil diante de situações como deslizamentos, inundações, alagamentos e quedas de árvores, ocorrências comuns neste período do ano.
Durante a reunião, o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, demonstrou como o município está preparado para atuar, reforçando que a gestão de riscos e desastres exige atuação integrada e coordenada. “As ações envolvem órgãos municipais e instituições vocacionadas para resposta a emergências, como a Polícia Militar, o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros, a Marinha do Brasil, além de entidades de voluntariado que atuam no município”.
O GRAC promove reuniões segmentadas com os órgãos internos, garantindo alinhamento institucional e clareza quanto às atribuições de cada setor.
“Esse processo é fundamental para que, diante da necessidade de instalação de um gabinete de crise ou da decretação de situação de emergência ou calamidade pública, o município disponha de informações consolidadas e dados técnicos necessários para o correto preenchimento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (SIID), atendendo às exigências dos governos estadual e federal e garantindo maior celeridade no processo de homologação”, disse o secretário.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138