O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, com o apoio da Prefeitura de São João da Barra, realizou nesta quinta-feira (28), a cerimônia simbólica de inauguração da placa que marca a foz do Rio Paraíba do Sul, no Cais do Imperador, na sede do município. O objetivo da iniciativa, que é uma continuidade do VI Simpósio de Recursos Hídricos, é reforçar a importância de demarcar este ponto emblemático da região, tanto do ponto de vista histórico e cultural quanto ambiental, contribuindo para aproximar a população da realidade dos recursos hídricos que fazem parte do seu cotidiano.
O Rio Paraíba do Sul é considerado um dos cursos d’água mais importantes do país, e sua foz, em São João da Barra, tem papel estratégico para a história, a economia e o meio ambiente regional. A instalação da placa busca oferecer à população e visitantes informações sobre essa referência geográfica e fortalecer o caráter educativo e de sensibilização ambiental.
“Essa foz é o ponto final de um processo que envolve desde questões de qualidade da água até problemas ambientais complexos, como a erosão costeira. Por isso, mais do que um informativo, esta placa representa um instrumento de educação ambiental e, sobretudo, uma bandeira de luta. É um chamado para que todos os municípios da bacia compreendam que os impactos chegam aqui e que precisamos unir esforços em defesa desse território estratégico”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo.
Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Zenilson Coutinho salienta que a instalação da placa é uma forma de referendar a participação da comissão no gerenciamento dos recursos hídricos da região e mostrar que também está na luta para atenuar os impactos sofridos pelo município.
— Agradeço à Prefeitura por permitir a colocação desta placa, mostrando que, de fato, a foz é aqui e que todos os problemas que ocorrem no Rio Paraíba deságuam aqui. Então, o município de São João da Barra é importantíssimo para guardar essas informações e mostrar à população e aos visitantes os problemas que nós enfrentamos — completou.
A solenidade de inauguração ainda contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e dos comitês do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana; dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna; dos Rios Pomba e Muriaé; do Médio Paraíba do Sul e Piabanha.
Também prestigiaram a solenidade representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro, do Instituto Terrazul, da Eletrobrás, da Sociedade Civil de Interesse Público Mobilidade e Ambiente Brasil e da Defesa Civil de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, além de representantes das secretarias sanjoanenses de Pesca e Aquicultura e de Meio Ambiente, além de técnicos analistas ambientais e educadores ambientais, reforçando o caráter coletivo e educativo da ação.
VI Simpósio de Recursos Hídricos — A solenidade em São João da Barra, também, se deu em continuidade ao VI Simpósio de Recursos Hídricos, realizado na quarta-feira, 27, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos. Na ocasião, foi anunciado o investimento de R$ 75 milhões na revitalização do sistema de comportas da Baixada Campista, com financiamento da Eletrobrás, em articulação com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o Ceivap e o Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.
O aporte garantirá não apenas a recuperação das comportas existentes, mas também a construção de uma nova comporta no Canal São Bento, que beneficiará diretamente São João da Barra, reforçando a segurança hídrica, a irrigação, o abastecimento humano e a manutenção das lagoas costeiras.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138