Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Homem morre no Centro de São João da Barra

Cidades
Comitê inaugura placa de identificação da foz do Rio Paraíba do Sul em São João da Barra
Iniciativa destaca informações sobre essa referência geográfica e fortalecer o caráter educativo e de sensibilização ambiental.
PUBLICADO POR: REDAçãO 2 | PORTALOZK.COM - 28/08/2025 - 16:29

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, com o apoio da Prefeitura de São João da Barra, realizou nesta quinta-feira (28), a cerimônia simbólica de inauguração da placa que marca a foz do Rio Paraíba do Sul, no Cais do Imperador, na sede do município. O objetivo da iniciativa, que é uma continuidade do VI Simpósio de Recursos Hídricos, é reforçar a importância de demarcar este ponto emblemático da região, tanto do ponto de vista histórico e cultural quanto ambiental, contribuindo para aproximar a população da realidade dos recursos hídricos que fazem parte do seu cotidiano.

O Rio Paraíba do Sul é considerado um dos cursos d’água mais importantes do país, e sua foz, em São João da Barra, tem papel estratégico para a história, a economia e o meio ambiente regional. A instalação da placa busca oferecer à população e visitantes informações sobre essa referência geográfica e fortalecer o caráter educativo e de sensibilização ambiental.

“Essa foz é o ponto final de um processo que envolve desde questões de qualidade da água até problemas ambientais complexos, como a erosão costeira. Por isso, mais do que um informativo, esta placa representa um instrumento de educação ambiental e, sobretudo, uma bandeira de luta. É um chamado para que todos os municípios da bacia compreendam que os impactos chegam aqui e que precisamos unir esforços em defesa desse território estratégico”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo.

Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Zenilson Coutinho salienta que a instalação da placa é uma forma de referendar a participação da comissão no gerenciamento dos recursos hídricos da região e mostrar que também está na luta para atenuar os impactos sofridos pelo município.

— Agradeço à Prefeitura por permitir a colocação desta placa, mostrando que, de fato, a foz é aqui e que todos os problemas que ocorrem no Rio Paraíba deságuam aqui. Então, o município de São João da Barra é importantíssimo para guardar essas informações e mostrar à população e aos visitantes os problemas que nós enfrentamos — completou.

A solenidade de inauguração ainda contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e dos comitês do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana; dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna; dos Rios Pomba e Muriaé; do Médio Paraíba do Sul e Piabanha.

Também prestigiaram a solenidade representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro, do Instituto Terrazul, da Eletrobrás, da Sociedade Civil de Interesse Público Mobilidade e Ambiente Brasil e da Defesa Civil de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, além de representantes das secretarias sanjoanenses de Pesca e Aquicultura e de Meio Ambiente, além de técnicos analistas ambientais e educadores ambientais, reforçando o caráter coletivo e educativo da ação.

VI Simpósio de Recursos Hídricos — A solenidade em São João da Barra, também, se deu em continuidade ao VI Simpósio de Recursos Hídricos, realizado na quarta-feira, 27, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos. Na ocasião, foi anunciado o investimento de R$ 75 milhões na revitalização do sistema de comportas da Baixada Campista, com financiamento da Eletrobrás, em articulação com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o Ceivap e o Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

O aporte garantirá não apenas a recuperação das comportas existentes, mas também a construção de uma nova comporta no Canal São Bento, que beneficiará diretamente São João da Barra, reforçando a segurança hídrica, a irrigação, o abastecimento humano e a manutenção das lagoas costeiras.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes