O setor de Coleta Seletiva da Superintendência de Limpeza Pública, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ampliou o alcance da coleta seletiva no município. Desde junho deste ano, a frota conta com um novo caminhão exclusivo para o serviço, totalizando dois veículos, permitindo o aumento das rotas e do volume de resíduos recicláveis destinados corretamente. Apenas neste ano, mais de 6 mil novos lares se disponibilizaram a realizar a separação correta do lixo.
Nesta quarta-feira (19), equipes do Setor de Coleta da Secretaria de Meio Ambiente visitaram condomínios, comércio e residências para conscientizar e realizar novos cadastros. O serviço é realizado porta a porta, com orientação direta à população sobre a importância de separar materiais como papelão, plásticos, latinhas e papel.
Vitória Barbosa, que trabalha em uma clínica, disse que já realizava a separação de material orgânico do inorgânico, porém, era recolhido pelo caminhão de lixo doméstico. “Gostei muito desse trabalho da Prefeitura, a gente vê muita gente catando o lixo e muitas vezes o material cai no chão e fica tudo espalhado. A gente colocava em sacolas separadas, mas depois colocamos em um único saco. Agora, sabendo que o caminhão de reciclagem vai fazer a coleta, vamos separar para esse fim”.
No Parque Nova Brasília, as equipes também realizaram o cadastro de Vera Lúcia Pereira, moradora do bairro há 35 anos. “Esta é a primeira vez que recebo esse tipo de visita. A gente sabe o que deve fazer, mas na verdade não temos o costume de separar o lixo reciclável. A consciência acho que todo mundo tem, mas as pessoas só fazem quando são cobradas”.
De junho até 19 de novembro, foram recolhidas mais de 360 mil toneladas de recicláveis. Além de residências, condomínios e hospitais, a coleta é feita em repartições públicas e escolas. O morador ou empresário que quiser realizar a coleta, basta verificar se seu bairro está contemplado e realizar o cadastramento por meio do número (22) 98102-0285.
Atualmente, a coleta seletiva contempla diversos bairros, entre eles Lapa, Parque Califórnia, Parque Rosário, Turfe Clube, IPS, Parque São Caetano, Parque Santo Amaro, Parque Tamandaré (Av. Pelinca e região), Parque Vicente Dias, Parque Dom Bosco, Parque Leopoldina e atualmente as equipes estão avançando em Nova Brasília.
O gerente do Setor de Coleta Seletiva, Franklin Cherene, explica que a meta é alcançar em breve todos os bairros do município. “Queremos alcançar todos os bairros. Se o seu bairro não faz coleta seletiva, é só nos procurar e agendar que vamos colocar na rota de um de nossos caminhões. É bom salientar que 100% do material recolhido vai para as cooperativas de reciclagem, que são os antigos catadores de papel. Esse trabalho tem uma finalidade maravilhosa, que não é só ambiental, também tem uma função social, já que essas pessoas vivem desse produto, dos resíduos da coleta seletiva”.
Entre os materiais que podem ser reciclados estão jornais, revistas, papéis, recipientes e embalagens plásticas, garrafas pet, caixa e papelão, alumínio, canos e tubos, embalagens longa vida, como de leite, suco entre outros. Preferencialmente, as embalagens longa vida e plásticas devem ser lavadas antes da separação. Atualmente, há quatro cooperativas em Campos, que recebem os materiais recicláveis, a Reciclar, Renascer, Cata-sol e Nova Esperança.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138