O prefeito Wladimir Garotinho acompanhou, nesta terça-feira (04), a primeira cirurgia bariátrica no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos. O procedimento foi realizado dentro do Mutirão de Cirurgias, que tem por objetivo zerar ou reduzir significativamente a demanda em fila de espera por intervenções como: bariátricas; cataratas; revascularização do miocárdio; vesículas, além de hérnias inguinais e umbilicais. O mutirão foi lançado oficialmente em 3 de setembro pelo prefeito e seu vice, Frederico Paes, e prevê a realização de 1.617 procedimentos, sendo 330 cirurgias bariátricas.
Wladimir esteve na unidade, juntamente com o subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, acompanhando a intervenção da paciente Norma Beatriz Marcelino de Souza Gomes, de 60 anos. “Começou hoje aqui, na Santa Casa, e serão no total de oito procedimentos por semana. Já estive no quarto com a dona Norma. Ela está muito alegre e confiante de que vai dar tudo certo”, disse o prefeito.
O subsecretário de Saúde destaca a importância da cirurgia para a saúde dos pacientes, indo além da estética. “Sinto-me honrado em participar deste momento histórico, pois reconheço a importância da cirurgia bariátrica para a saúde dos pacientes. Esta não é uma cirurgia meramente estética; ela restaura a qualidade de vida e a plenitude dos pacientes”, reiterou.
Muito feliz e aliviado, o marido da paciente, Joilton Peixoto Gomes, de 65 anos, disse que a cirurgia foi um sucesso. “Ela está bem, lúcida e indo para a UTI, por precaução. Amanhã já deve ter alta para o quarto. Gostaria de elogiar a equipe médica, especialmente o Dr. Bruno, e todo atendimento que tivemos aqui na Santa Casa. Agradeço, também, ao prefeito Wladimir, que é uma excelente pessoa e olha para os que precisam”, comemorou Joilton, lembrando que a esposa já apresentava comorbidades como diabetes e hipertensão, além de dificuldade de locomoção devido à obesidade.
Já no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), os procedimentos vêm sendo feitos desde o dia 12 de setembro. No total, seis pessoas já foram operadas na unidade.
TRIAGEM
Os agendamentos continuam em andamento. Os pacientes foram classificados em três grupos, sendo os primeiros aqueles que já estão liberados para a cirurgia. Todos devem estar com o risco cirúrgico pronto dentro do prazo estabelecido (6 meses) e ter feito as terapias e consultas, além de atendimento com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e cirurgião. Após está conferência, os pacientes serão encaminhados para a consulta e marcação da cirurgia.
O segundo grupo são os pacientes com risco cirúrgico vencido. Estes devem procurar a Subsecretaria de Regulação em Saúde para realizar novos exames e, em seguida, marcar consulta de risco cirúrgico. Após serem liberados, passarão pela consulta de cirurgia e terão o procedimento agendado.
Já o terceiro grupo são os pacientes em fila. Estes deverão iniciar o processo, marcando a primeira consulta para cirurgia bariátrica. Neste caso, será seguida a ordem cronológica da inserção de solicitação.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138