Com pauta extensa, a Câmara de São João da Barra aprovou várias matérias na sessão desta quarta-feira (6). Um dos destaques foi o requerimento 057/2025, do vereador Analiel Vianna, à Secretaria de Meio Ambiente, solicitando informações sobre a republicação do edital para a contratação de empresa especializada para a realização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a elaboração de projeto de contenção da erosão costeira no município e que, até agora, não foi realizado. Ele cobrou mais agilidade para que esse estudo seja logo concluído.
A Câmara aprovou dois requerimentos à Secretaria de Saúde: um do vereador Elisio Rodrigues, solicitando a colocação do atendimento de pediatria 24 horas na UBS de Barcelos e, o outro, de Júnior Monteiro, solicitando a implantação de fisioterapia na Subprefeitura de Sabonete, pois a demanda é grande e esse atendimento só existe no Açu. O vereador Léo de Lolô requereu à Secretaria de Obras, o calçamento em toda a extensão da Estrada da Sopa, que liga Grussaí a Cajueiro.
Ordem do Dia - O plenário aprovou dois projetos de resolução: o 026/2025, Junior Monteiro e Caio César, que cria a Medalha e o Diploma de Destaque Esportivo "César Martins de Oliveira", para homenagear atletas, paratletas e entidades esportivas, e o 028/2025, da Mesa Diretora, que altera a resolução nº 444/2021 (Procuradoria Especial da Mulher), para incluir o cargo de coordenador geral.
Também foram aprovados quatro projetos de lei da Casa, sobre: instituição do dia 13 de março como Dia Municipal de Luta contra a endometriose e o programa municipal de divulgação, prevenção e tratamento (061/2025, de Joice Pedra); prioridade de matrícula nas escolas municipais mais próxima da residência dos alunos com deficiência, síndromes, doenças raras; bem como aqueles cujos responsáveis tenham deficiência ou mais de 60 anos (062/2025, de Júnior Monteiro); reconhecimento do direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) à utilização de vagas reservadas às pessoas com deficiência em estacionamento público (086/2025, de Julinho Peixoto e Sonia Pereira) e o que autoriza o Executivo a ampliar o Programa Municipal Universitário (089/2025, Rodrigo Machado). Todos os PL ainda precisam ser sancionados pela prefeita Carla Caputi, para virarem leis.
Ao final da sessão, Analiel Vianna pediu a palavra para manifestar sua opinião sobre o atual cenário político nacional, demonstrando uma preocupação com o futuro da nação brasileira e com a liberdade de expressão. Já o vereador Eziel Pedro fez menção à importância do "Agosto Lilás", mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138