O atendimento do Mutirão de Atualização do Cadastro Único em Goitacazes, realizado nessa terça (29) e quarta-feira (30) no Clube Recreativo Goitacá, foi elogiado pela população que buscou o serviço. Para o atendimento nesses dois dias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e a Gestão do CadÚnico em Campos realizaram um agendamento na segunda-feira (28), com distribuição de pulseiras com horários marcados para que os titulares fossem atendidos.
O Mutirão do CadÚnico de Goitacazes foi direcionado apenas às famílias referenciadas no CRAS do distrito, como o caso de Fabiele dos Reis, moradora de Nova Goitacazes. Ela, que precisava informar a mudança de escola do filho, elogiou o atendimento. “O atendimento foi excelente e sem burocracia. Eu cheguei, fui bem atendida e as informações foram passadas corretamente. Agora está tudo joia”, disse a dona de casa.
“O agendamento foi a melhor opção, porque a gente não precisou esperar tanto para atualizar, já que estava com hora marcada”, comentou Rosimara de Freitas, da Linha do Limão, que é mãe de um menino de 16 anos que é usuário do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS).
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, que acompanhou o agendamento e o atendimento, a pasta vem realizando diversas ações para que os mutirões sejam realizados com mais celeridade e conforto aos usuários.
“Vimos que o agendamento prévio, proporcionando o acesso às senhas antes do atendimento, funcionou muito bem. Com a distribuição das pulseiras, evitamos que as pessoas dormissem nas filas para serem atendidas. Já vínhamos adotando medidas que tornassem o mutirão mais humanizado. É importante que qualquer usuário do CadÚnico fique atendo ao prazo de vencimento da sua última atualização, porque a busca pela atualização, em certo momento, acaba sendo muito grande”, disse Rodrigo.
Essa foi a terceira ação de abril voltada para a atualização do Cadastro Único. No início do mês, nos dias 2, 3 e 4, o primeiro mutirão foi realizado na região central da cidade, no ginásio poliesportivo da Fundação Municipal de Esportes, quando cerca de 2.400 pessoas foram atendidas. Já nos dias 15 e 16 de abril, no Parque Guarus, 1.200 usuários foram atendidos. Agora em maio, outro mutirão será realizado. Desta vez, no distrito de Travessão.
“A credencial foi liberada um dia à parte do atendimento, o que proporcionou um ambiente mais tranquilo, sem que as famílias precisassem madrugar. Todas as estratégias de mutirão serão territorializadas. Isso não exclui o atendimento por agendamento nos CRAS e nas ações realizadas pela municipalidade, como o Prefeitura em Ação e o Social + Perto, mas os mutirões promovidos pela SMDHS e pela coordenação serão realizados nos próximos meses”, explicou a coordenadora do CadÚnico, Kamila Oliveira.
AGENDAMENTO PELO SITE
Após o Mutirão de Atualização do CadÚnico de Goitacazes, o agendamento aberto pelo site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social será retomado nesta sexta-feira (2).
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138