Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Cidades
Ave com suspeita de contaminação por gripe aviária foi encontrada em São João da Barra
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 19/05/2023 - 11:00

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Uma ave com suspeita de contaminação por gripe aviária foi encontrada esta semana em São João da Barra, segundo apurou com exclusividade o Portalozk.com . A suspeita se dá após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrar dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da influenza aviária, o H5N1, na última segunda-feira (15), nos municípios de Marataízes e Vitória, ambos no Espírito Santo. 

A ave marinha da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida como Trinta-réis-bando, caiu na região próxima do Caruara, em São João da Barra, sendo recolhida e encaminhada para análise. Ainda de acordo com apuração do Portalozk.com, a ave passou por autópsia e foi encaminhada para análise em São Paulo. Ainda não se tem um resultado sobre o material colhido. 

MINISTÉRIO DA SAÚDE MONITORA PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE GRIPE AVIÁRIA EM HUMANO
O Ministério da Saúde confirmou a notificação de um caso suspeito de gripe aviária em humano, em Vitória. O paciente é um homem de 61 anos de idade, funcionário de um parque onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. Ele apresenta sintomas gripais leves, e conforme protocolo de vigilância sanitária está em isolamento e é monitorado por equipes de saúde do município.

Em nota, a pasta informou que amostras do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo. Após o processo, as amostras, de acordo com o ministério, serão enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência para o estado.

“A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de influenza aviária de alta patogenicidade e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais”, informou o ministério.

Ainda de acordo com a pasta, a depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo governo federal e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação do vírus e proteger a avicultura nacional.

*Imagem ilustrativa.
**Inicialmente a reportagem afirmava que a ave caiu na região do Caruara, mas a assessoria do Porto do Açu afirmou que não foi teve nenhuma ave recolhida na Reserva Caruara. A informação foi corrigida. 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes