Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Caso morador de São João da Barra e amigos: homem morto após ser espancado em Salvador não era morador de rua e tinha filho de 03 anos, diz irmão

Cidades
Ave com suspeita de contaminação por gripe aviária foi encontrada em São João da Barra
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 19/05/2023 - 11:00

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Uma ave com suspeita de contaminação por gripe aviária foi encontrada esta semana em São João da Barra, segundo apurou com exclusividade o Portalozk.com . A suspeita se dá após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrar dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da influenza aviária, o H5N1, na última segunda-feira (15), nos municípios de Marataízes e Vitória, ambos no Espírito Santo. 

A ave marinha da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida como Trinta-réis-bando, caiu na região próxima do Caruara, em São João da Barra, sendo recolhida e encaminhada para análise. Ainda de acordo com apuração do Portalozk.com, a ave passou por autópsia e foi encaminhada para análise em São Paulo. Ainda não se tem um resultado sobre o material colhido. 

MINISTÉRIO DA SAÚDE MONITORA PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE GRIPE AVIÁRIA EM HUMANO
O Ministério da Saúde confirmou a notificação de um caso suspeito de gripe aviária em humano, em Vitória. O paciente é um homem de 61 anos de idade, funcionário de um parque onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. Ele apresenta sintomas gripais leves, e conforme protocolo de vigilância sanitária está em isolamento e é monitorado por equipes de saúde do município.

Em nota, a pasta informou que amostras do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo. Após o processo, as amostras, de acordo com o ministério, serão enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência para o estado.

“A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de influenza aviária de alta patogenicidade e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais”, informou o ministério.

Ainda de acordo com a pasta, a depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo governo federal e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação do vírus e proteger a avicultura nacional.

*Imagem ilustrativa.
**Inicialmente a reportagem afirmava que a ave caiu na região do Caruara, mas a assessoria do Porto do Açu afirmou que não foi teve nenhuma ave recolhida na Reserva Caruara. A informação foi corrigida. 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes