Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cidades
Artesãos de São João da Barra recebem apoio da Prefeitura para retirada da carteira nacional
PUBLICADO POR: REDAçãO 2 | PORTALOZK.COM - 15/03/2023 - 12:26

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Em comemoração ao Dia Nacional do Artesão – 19 de março –, a Gerência de Economia Criativa da Prefeitura de São João da Barra reiniciou, no Palácio Cultural Carlos Martins, com três artesãs da Cooperativa Arte Peixe, o trabalho de apoio para retirada da Carteira Nacional do Artesão, emitida gratuitamente pelo governo federal. Outros 21 artesãos sanjoanenses estão articulando uma visita ao setor para dar andamento ao processo, que consiste inicialmente em um pré-cadastro online junto ao governo do estado.

Na sequência será disponibilizado pela Secretaria transporte até o Rio de Janeiro para que seja feita a avaliação dos trabalhos elaborados, que é a etapa final para a emissão da carteira aos artesãos. Os interessados em dar entrada no processo de aquisição podem comparecer ao Palácio Cultural Carlos Martins, de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h. É necessário levar documentos de Identidade e CPF, comprovante de residência e algumas peças artesanais para serem fotografadas e incluídas no catálogo com os dados do artesão.

O serviço, paralisado devido à pandemia, teve início em 2018 por intermédio de demais secretarias municipais que também atuam com a classe em ações pontuais, entre elas Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Turismo e Lazer. Aproximadamente 30 pessoas que já possuem a carteira estão sendo contactadas para atualizar o documento, que se encontra fora da validade, e é fundamental para promover a valorização do artesão e o seu reconhecimento como integrante da classe. Entre os benefícios estão: desconto nas lojas Caçula para compra de matéria-prima e participação de cursos e feiras do programa Artesanato Brasileiro.

Para a artesã Lúcia das Graças, 62 anos, da Cooperativa Arte Peixe de Atafona, que atua na área desde a adolescência, esse apoio da Prefeitura é importante para o crescimento da classe. “Com a disponibilização do acesso à internet, a orientação para efetuar o cadastro e o transporte para apresentarmos as peças artesanais no Rio de Janeiro ficou mais fácil de realizar o sonho de legalizar a nossa profissão. Agradecemos à prefeita Carla Caputi esse incentivo. Agora é só trabalhar para colher os frutos”, disse Lúcia.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes