A primeira-dama Tassiana Oliveira visitou na manhã desta terça-feira (6) o projeto de Psicomotricidade Aquática, desenvolvido pela Prefeitura por meio do programa Esporte é Vida, para crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Iniciado em agosto de 2024, a psicomotricidade aquática atende 72 crianças entre 4 e 8 anos, em parceria com a Universidade Estácio de Sá.
— Esse projeto é maravilhoso. É uma iniciativa importantíssima, pois muitas vezes as pessoas não têm condições de pagar uma aula particular e, com essa parceria com a Estácio, os alunos encontram uma piscina toda preparada, aquecida, e ainda há oportunidade de trazer a comunidade para cá e poder fazer o desenvolvimento dessas crianças. Muitas vezes, na parte solo o aluno tem uma certa limitação que, na parte aquática, ele consegue ultrapassar e ampliar seu desenvolvimento — disse Tassiana.
A primeira-dama foi recepcionada pelo coordenador do Esporte é Vida, Leonardo Mantena; pela coordenadora do projeto de Psicomotricidade, Patrícia Gaudard; e pelo supervisor do Esporte é Vida, Cristiano Nicolau.
Tassiana destacou os relatos que ouviu durante sua visita. “A gente teve relatos tão bons de escutar, com as mães falando que os filhos estão mais sociáveis, que conseguem fazer atividades que antigamente não faziam. Então, isso é muito bom. É um trabalho que a gente começou no início com poucas crianças e hoje temos 72 alunos realizando essa aula tão necessária”, comentou.
Um dos relatos foi da Patrícia Cordeiro, mãe do Raphael Ravi, que tem 7 anos. “O desenvolvimento dele foi muito grande, tanto na aquática quanto no solo. Em casa, antes de começar no projeto, o comportamento dele era muito mais agressivo e, agora, não! Meu filho está mais calmo, e tem sido tão bom para ele, que ele nem quer ir embora”, contou.
As aulas da Psicomotricidade Aquática acontecem na sala de Hidroterapia da Estácio às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, e às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Além do Aquática, o Esporte é Vida desenvolve a modalidade da Psicomotricidade Solo em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). As aulas acontecem de segunda a quarta-feira, das 14h às 16h, e às quintas-feiras das 8h às 11h, no Ginásio Poliesportivo do IFF campus Centro.
O projeto Esporte é Vida foi criado pelo prefeito Wladimir Garotinho enquanto deputado federal e atualmente, ligado à Fundação Municipal de Esportes (FME), atuando em mais de 30 localidades do município de Campos com diversas modalidades esportivas.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138