Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cidades
Alerj pede celeridade na apuração sobre mortes no complexo do Salgueiro
Ação na localidade de São Gonçalo deixou nove mortos após assassinato de policial.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 23/11/2021 - 20:10

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

As comissões de Direitos Humanos e de Enfrentamento à Miséria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) estão acompanhando as investigações sobre a operação do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, e cobrando celeridade nas apurações por parte das autoridades. Até o momento, o Instituto Médico Legal de Tribobó identificou nove mortos na ação conduzida pela Polícia Militar do Rio, que ocorreu após a morte do sargento da PM Leandro Rumbelsperger da Silva no sábado (20/11), vítima de ataque de bandidos quando fazia patrulhamento na região.

A presidente da Comissão de Enfrentamento a Miséria, Renata Souza (PSol), afirmou que há denúncia de que a polícia usou a ação conhecida como “tróia”, em que PMs se escondem em casas ou becos, e ficam de tocaia até atirarem contra suspeitos. A deputada acionou a ouvidoria da Defensoria Pública e entrou com uma representação junto ao Ministério Público Estadual solicitando rigor nas investigações.

Nesta terça-feira, a parlamentar entrou em contato com a Comissão Nacional dos Direitos Humanos, órgão que fez um relatório sobre a chacina no Jacarezinho, ocorrida em maio deste ano, que deixou 27 mortos. ¨É muito preocupante o que aconteceu no Salgueiro. Além de caracterizar um descumprimento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 635), que estabeleceu critérios para ações policiais durante a pandemia, também tem um resquício de operação vingança. Nesse sentido estamos apresentando uma representação no MPF. É preciso que haja investigação imediatamente sobre o que houve no Complexo do Salgueiro”, disse Renata Souza.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Dani Monteiro (PSol) enviou ofícios para as polícias Civil, Militar e para o Ministério Público pedindo esclarecimentos sobre o caso. “Há indícios de operação vingança. Lamentamos a morte do policial, mas há relatos, inclusive, de arrombamento de casas”, destacou a parlamentar.

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, deputado Carlos Minc, afirmou que a operação no Complexo do Salgueiro violou 15 itens que devem ser cumpridos durante uma incursão policial. O parlamentar salientou o que determina que deve haver perícia imediata. “Numa ‘boa operação’ morrem menos policiais e menos civis. Estamos enviando tudo para o Ministério Público e a Defensoria Pública”, disse Minc.

Entenda o caso
No sábado (20), uma guarnição da PM foi atacada por criminosos na região, causando a morte do sargento Leandro. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM realizou operação no local, em busca dos autores do crime. Houve intenso tiroteio em uma área de mangue, com a apreensão de armas, munição e drogas, mas sem relatos oficiais de feridos ou mortos. Ao longo do domingo, moradores começaram a divulgar nas redes sociais a presença de corpos na área de mata.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes