Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cidades
Agosto Dourado: Campos com programação de incentivo à amamentação
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 04/08/2021 - 10:32

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

No decorrer deste mês, dentro da Campanha “Agosto Dourado”, instituído por meio de lei federal, em 2017, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca), através da Rede de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde, vai intensificar as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A cor escolhida, para simbolizar a campanha, faz alusão à definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao leite materno, que o considera alimento padrão ouro.

Lorana Corrêa de Souza, 31 anos, mãe dos gêmeos Eloá e Lorenzo, de apenas 14 dias, sabe da importância do leite materno, principalmente nos primeiros dias de vida do bebê, mas também das dificuldades para amamentar. “Tenho recebido apoio e orientação da equipe do Paismca e sei que tenho que persistir nesse ato, que é de muito amor”, disse ela, que tem outro filho de 4 anos. 

Com o tema “Proteger a Amamentação: Uma responsabilidade de todos”, a programação do Agosto Dourado começa no sábado (07), com aulas virtuais compartilhadas entre o Paismca e o Curso de Pós-Graduação em Aleitamento Materno, com ênfase em Neonatologia, da escola de saúde NEOM, sediada em São Paulo. As aulas são destinadas aos profissionais de saúde. Às 8h, a coordenadora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), Sônia Venâncio, falará sobre “Tendências atuais do aleitamento materno”. Já às 10h, o neonatologista Dalton Chiaradia abordará “Vantagens do aleitamento materno para crianças, mãe e família”. 

Nos dias 11, 18 e 25 de agosto, as ações terão sequência com lives por meio do Instagram da Prefeitura, a partir das 19h. No dia 29, encerrando a programação, será realizado um piquenique, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), das 9h às 12h.

“Durante o mês de agosto, as UBSs e o Projeto Portas Abertas (odontologia materno e infantil), CRTCA 1 e 2, Banco de Leite Humano e Hospital Plantadores de Cana (HPC) estarão em festa, reforçando as informações sobre aleitamento materno e promovendo ações e acolhimento nas comunidades e com as gestantes e nutrizes, envolvidas na assistência dessas unidades”, explicou a responsável técnica em aleitamento materno do Paismca, Luciana Santos Barbosa.

Ela disse que o foco principal é construir um município favorável ao aleitamento materno exclusivo e alimentação complementar saudável. “Nossa luta é para que todo bebê seja amamentado. É mito dizer que existe leite fraco. O que precisa é reforçar as orientações e acolher a mãe, desde o pré-natal. O leite materno é um alimento completo. Até os 6 meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro alimento, seja chá, suco, água ou outro leite”, acrescentou Luciana, ressaltando também que o desmame tem que ser natural. A amamentação é indicada até os dois anos de idade, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes