A adolescente Julia Kwapis, de apenas 14 anos, é uma das seis pessoas que perderam a vida durante a passagem do tornado classificado como EF3 que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na sexta-feira (07).
Segundo relatos da família, Julia estava na casa de uma amiga quando foi arrastada pelas violentas rajadas de vento. Ferida gravemente, ela foi levada ao Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, cidade que fica a cerca de 18 quilômetros de distância. Ainda não há informações sobre quem prestou o socorro à adolescente.
Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, a mãe de Julia contou que a família passou a noite inteira sem notícias da filha. Apenas por volta das 06h20 da manhã de sábado (08), após horas de angústia, ela foi informada de que a jovem havia sido localizada no hospital da cidade vizinha. “A princípio, o que a gente soube é que ela foi jogada, ela foi arrastada. Ela chegou aqui em um grau muito difícil... um grau quatro de sobrevivência. Ela está muito machucada”, relatou a mãe, em meio à emoção.
A família revelou ainda que Julia se preparava para receber o sacramento católico da Crisma neste sábado (8) — celebração que marca a confirmação da fé cristã. Um churrasco em comemoração ao momento especial estava sendo organizado pelos parentes.
As vítimas da tragédia
De acordo com a Polícia Científica do Paraná, além de Julia, morreram em Rio Bonito do Iguaçu três homens e uma mulher, e em Guarapuava, um homem de 53 anos. As vítimas foram identificadas como:
- Jose Neri Geremias, 53 anos (Guarapuava)
- Jose Gieteski, 83 anos
- Adriane Maria de Moura, 47 anos
- Claudino Paulino Risse, 57 anos
- Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
- Julia Kwapis, 14 anos
Força-tarefa no local
As equipes de resgate continuam mobilizadas na região. Segundo o governo do Paraná, 53 bombeiros seguem atuando em Rio Bonito do Iguaçu, onde uma pessoa ainda está desaparecida. O número pode aumentar conforme chegam novas informações de familiares.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que está enviando cerca de 10 mil unidades de 17 tipos de materiais hospitalares, entre eles ataduras, seringas, compressas e agulhas, para reforçar os atendimentos nas unidades de saúde.
Já a Defesa Civil enviou para o município 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kits de higiene, 204 kits de limpeza, 150 kits dormitório e 54 bobinas de lona para atender as famílias atingidas.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138