A Campanha de Vacinação contra a febre aftosa será encerrada nesta terça-feira, 30, pela Secretaria Municipal de Agricultura, em São João da Barra. A meta é alcançar o mínimo de 90% de imunização para o gado, como parte do plano estratégico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
No município, o rebanho atual é de aproximadamente 26 mil cabeças. Deste quantitativo, a Prefeitura forneceu 20 mil doses, a fim de atender a todos os produtores do município que possuam até 150 cabeças de gado.
O secretário municipal de Agricultura, Wagner Barros, replica o alerta dos órgãos estadual e federal nesta reta final: "Os produtores que não vacinarem seu gado podem ser autuados e, até mesmo, terem a propriedade interditada, sendo impedidos de venderem os animais, o que reforça a importância da vacinação", diz.
A campanha, que chegou a ser prorrogada no final de maio com plano dentro da pandemia do Covid-19, tem como objetivo a obtenção de índices que permitam o avanço para a obtenção do certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação no próximo ano, que é concedido pelo Ministério da Agricultura e chancelado posteriormente pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Em São João da Barra, duas equipes estão atuando no processo de vacinação. Para contactar a equipe 1 basta ligar para o número (22) 99726-1597 (falar com o vacinador Ricardo). Já para os produtores da área da equipe 2, está disponível o número (22) 99942-0145 (falar com o vacinador Elecildo).
Com a pandemia - Como medida de segurança e em atendimento a decreto municipal, que determina a obrigatoriedade de máscara, os vacinadores usam o equipamento de proteção. O trabalho, ainda, é realizado sem aglomeração de pessoas, além de todo um processo de higienização com álcool gel 70%.
*Fonte: Ascom
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138