Terça-feira, 24 de novembro de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Saúde
São João da Barra anuncia a substituição de aparelhos de aferição de glicose
Notícias > Saúde > São João da Barra anuncia a substituição de aparelhos de aferição de glicose
Thamiris Moreira / Portalozk.com 15 de outubro de 2020 às 14h08
Compartilhe essa notícia Whatsapp

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra iniciou a substituição dos aparelhos de aferição de glicose, que são fundamentais no controle da diabetes. A entrega do kit, composto por aparelho e fitas de medição, acontece em todas as unidades de saúde do município e pelos agentes comunitários de saúde aos pacientes já cadastrados. Ao efetuar a troca, estes são auxiliados no primeiro uso pelos profissionais de saúde.

– É importante lembrar que essa substituição será contínua. Quem ainda tiver os suprimentos não precisa ter tanta pressa para trocar, pode continuar fazendo seu monitoramento. Teremos aparelhos e fitas em estoque – explica a coordenadora do Programa Hiperdia, Cátia Assis, reforçando que 565 pacientes diabéticos no município controlam a glicemia capilar com o uso de glicosímetros e os novos aparelhos são mais seguros e exigem menos limpeza.

A diabetes é uma dos fatores de risco de agravamento do quadro da Covid-19 e a substituição dos aparelhos visa o monitoramento da medição da glicose, que deve se manter controlada entre os pacientes diabéticos. A recomendação médica é que os aparelhos sejam substituídos a cada 5 anos. 

Diabetes é um grupo de doenças metabólicas em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo. Os sintomas incluem necessidade frequente de urinar e aumento da sede e da fome. Quando não é tratada, a diabetes pode causar várias complicações, como a cetoacidose, coma hiperosmolar hiperglicêmico ou morte. Entre as complicações, a longo prazo, estão doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, doença renal crônica, úlceras no pé e retinopatia diabética.

Para medir a glicemia e saber o nível de açúcar no sangue, no momento, deve-se utilizar o aparelho de glicemia, que avalia as quantidades de glicose em uma gota de sangue retirada da ponta do dedo.

Geralmente, é importante medir a glicemia antes e após as refeições, para controlar o tipo e a quantidade de alimentos ingeridos, assim como antes de tomar insulina, para regular as doses do remédio. Além disso, o endocrinologista também pode recomendar que o paciente faça a medição da glicemia capilar em outros momentos, como antes de dormir ou após acordar, para ajudar a adequar corretamente o tratamento.

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes