Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Inscrições para concurso público da Câmara de São João da Barra

Saúde
Santa Casa de São João da Barra fechará as portas, diz comunicado
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA - 14/06/2016 - 10:12

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A unidade hospitalar Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra entregou um comunicado oficial ao Portalozk.com na manhã desta terça-feira (14), informando sobre o destino da instituição que foi criado em 1873: paralisar as atividades em curto prazo. 

O comunicado é triste, principalmente para São João da Barra que depende muito da unidade que possui mais de 140 anos instalada na cidade. Além disso, o município não conta com nenhum hospital e o Centro de Emergência está preterido pela administração pública, uma vez que sequer um simples dipirona é encontrado na unidade totalmente mantida e administrada pela Secretaria Municipal de Saúde. Além da falta de remédios, há também falta de material, mão de obra e outros diversos problemas. 

Ainda em comunicado, a Santa Casa sanjoanense alega dificuldades nas partes econômica e financeira, informando que tem convênio em vigor e utiliza recursos do Fundo Municipal de Saúde de São João da Barra desde 2003, mas que em 2015, na administração Neco, a instituição deixou de cumprir com as despesas e teve que "alocar recursos que deveriam ser apropriados para investimentos e fundos de contingência e reserva, pois tanto a remuneração do SUS quanto a do convênio (008/2015) com o município eram creditadas muito afora às datas pactuadas", diz comunicado. 

A instituição ainda diz que as parcelas dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015 não foram pagas, mas que foi firmado o convênio 015/2016 com o município, sendo este um estímulo para manter a estrutura em funcionamento pleno. "Firmados os convênios 2015 e 2016, deveres e direitos foram definidos. "A não cobertura financeira da estrutura pelo Poder Municipal, pendentes até hoje, nos trouxe uma dívida certa e tamanha", diz comunicado que acrescenta: "Iniciamos a desativação do hospital. Não há como suportar tal situação. Ou existe a imediata condição de se repor os valores não pagos, ou nos deparamos com a realidade da paralisação extrema das atividades. 143 anos de vida de uma instituição representam um acervo incontestável para uma cidade. O quadro da deformação de uma Santa Casa por ora vivenciado em São João da Barra, não pode ser encarado com uma simples questão de falta de avaliação. Lamentável", finaliza.

A dívida na casa dos milhões não tem previsão, por parte do Governo Neco, para ser quitada. O comunicado cai mais uma vez feito uma bomba em São João da Barra que já viu, há onze dias, o anúncio da centenária Banda União dos Operários sobre o encerramento de todas as atividades por encerramento de convênio por parte da Prefeitura. LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes