Sexta-feira, 10 de abril de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Saúde
Procedimentos para prevenção ao coronavírus em São João da Barra
Notícias > Saúde > Procedimentos para prevenção ao coronavírus em São João da Barra
Isis Rodrigues / Portalozk.com 26 de março de 2020 às 10h20
Compartilhe essa notícia Whatsapp
Atualizado em 26 de março de 2020 às 10h25

 

Os trabalhos de prevenção e enfrentamento da possível propagação do coronavírus prosseguem em São João da Barra. Nesta quarta-feira, 25, representantes da Prefeitura e da União Norte - empresa responsável pela limpeza urbana e gerenciamento de residuos no município -  se reuniram para alinhamento dos procedimentos específicos das atividades operacionais essenciais que não podem ser paralisadas. O objetivo é preservar a saúde dos funcionários e da população, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os procedimentos adotados estão: férias ou serviços em home office para os funcionários dos grupos de riscos; atuação em regime de escala, com redução de 50% do efetivo diário, exceto os responsáveis pela coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos domiciliares e os resíduos dos serviços de saúde; quarentena domiciliar para os que apresentam problemas respiratórios; distribuição de garrafas com água e sabão e papel toalha para higienização das mãos. Já para preservar a saúde da população serão utilizados caminhão tanque e máquinas costais com produtos químicos  apropriados para desinfetar praças, ponto de ônibus, ruas centrais e imediações das Unidades de Saúde.

A secretária de Saúde, Arleny Valdés, avaliou o encontro como produtivo. "O momento é de trabalho em equipe, por isso estamos adotando essas medidas para conter o coronavírus em nossa cidade e estamos verificando que a empresa União Norte está fazendo a sua parte cumprindo todas as normativas para proteger a saúde dos funcionários e da população. Mas, para maior segurança da saúde da população, semanalmente estaremos nos reunindo para atualizarmos os procedimentos de acordo com os níveis de contingências e a realidade do município ", comentou a secretária, que juntamente com a sua equipe realizará nessa quinta-feira, 26, às 8h, na quadra esportiva do Ciep, reunião de capacitação para que os funcionários aprendam como e em qual momento os EPI's devem ser utilizados.

"Essa reunião foi importante para escalonar procedimentos legais à municipalidade mostrando as medidas cabíveis que serão utilizadas nesse momento. Mas a cada semana estaremos analisando novas evoluções para ajuste dos procedimentos juntamente com a Secretaria de Saúde, evitando dessa forma pânico na cidade e distorções em opiniões", enfatizou o diretor-presidente da  União Norte, Hélio Delbons, que vem seguindo as técnicas corretas para prevenir o coronavírus orientadas pela OMS.

Participaram da reunião, da secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a secretária Joice Pedra e o subsecretário Marcos Sá. Da União Norte, participaram também o superintendente Rogério Vianna de Aquino e o gestor do contrato de limpeza urbana Alcides Luiz Soares Neto.

 

*Fonte: Ascom

Galeria
    Mais notícias
    É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
    Desenvolvido por Jean Moraes