Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Pesquisa com aplicação retal de ozônio em pacientes de Covid-19 terá 150 voluntários - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Governo Carla Caputi define data de pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos servidores públicos de São João da Barra

Saúde
Pesquisa com aplicação retal de ozônio em pacientes de Covid-19 terá 150 voluntários
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 08/08/2020 - 04:22

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A aplicação retal de ozônio em pacientes de Covid-19, que provocou reação do Conselho Federal de Medicina e o surgimento de uma série de memes na internet, está prestes a ser testada em caráter experimental. O Instituto Alpha espera cumprir os últimos requisitos para obter recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e iniciar a pesquisa em 150 voluntários. Segundo a médica Maria Emília Gadelha Serra, que lidera o instituto e preside a Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM), todos os pacientes continuarão a receber o tratamento convencional da Covid-19, e a ozonoterapia será avaliada como terapia adicional.

— É um uso complementar, não é salvador da Pátria — diz Maria Emília.

O tratamento convencional inclui uso de corticóides, heparina (para evitar coagulação) e antibióticos para controle de infecções secundárias. Eventualmente, inclui cloroquina ou ivermectina, dependendo de cada médico e paciente.

O ozônio é utilizado para desinfecção de equipamentos hospitalares. O Conselho Federal de Medicina proíbe tratamentos com ozonioterapia, autorizando apenas pesquisas.

Maria Emília explica que há evidências de sucesso no uso de ozônio para cicatrização de feridas e dores crônicas de coluna e joelho. No caso da Covid-19, acredita que pode ajudar em diversas frentes, como aumentar liberação de oxigênio nos tecidos, deixar o sangue mais fluído e estimular a produção de interferons pelo sistema imunológico, ajudando a combater a proliferação do vírus no organismo.

Ela afirma que o ozônio foi bastante usado como bactericida antes do surgimento do antibiótico e, depois disso, caiu no ostracismo. Os infectados por Covid-19 que se voluntariarem a participar da pesquisa poderão ser submetidos a dois tipos de tratamento. Num deles o sangue do paciente é retirado, injetado numa bolsa de transfusão onde tem contato com oxigênio e ozônio, e depois reposto no organismo.O segundo tipo é por aplicação retal aliado a uma pequena auto hemoterapia: um pouco do sangue é retirado, passa pelo ozônio e depois é reaplicado no músculo, como uma injeção.

Maria Emília afirma que a oposição do Conselho Federal de Medicina dificulta a adoção do procedimento, já que são os médicos que autorizam tratamentos.

— O ozônio é a quarta molécula mais oxidante do planeta. Usado topicamente, explode bactérias ou vírus e tem aplicação industrial, na desinfecção de material e equipamentos médicos — afirma.

A médica afirma que achou absurda a reação nas redes sociais, devido à aplicação retal.

— É imaturidade emocional. Não se usa supositório? Não se faz colonoscopia? Então qual o problema de aplicar um gás medicinal pela via retal? O brasileiro quer fazer gracinha com tudo — diz ela.

Maria Emília compara a espessura do tubo de colonoscopia, usado para com o da ozonioterapia.

— O da colonoscopia é um tubo de 11 mm e dois metros de extensão. Qual a dificuldade de uma sonda de 3mm e que não chega a 20 centímetros de extensão?

Para a médica, a reação na internet ao tratamento é mero preconceito.

— Depois disso, a cloroquina será esquecida — brinca.

O uso de ozonioterapia por via retal no tratamento de pacientes de Covid-19 veio à tona quando o prefeito de Itajaí (SC), informou que ele estaria disponível na cidade. Como o tratamento é proibido pelo CFM para qualquer doença, a Prefeitura informou que iria se candidatar a uma pesquisa.

 

*Fonte: Extra


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes