Sábado, 30 de maio de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Saúde
Palestra orienta sobre descarte de resíduos em São João da Barra
Notícias > Saúde > Palestra orienta sobre descarte de resíduos em São João da Barra
Isis Rodrigues / Portalozk.com 12 de fevereiro de 2020 às 13h51
Compartilhe essa notícia Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com a União Norte Engenharia, realizou nesta terça-feira, 11, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, palestra sobre “Descarte Correto de Resíduos em Unidades de Saúde”.

A ação teve como público-alvo os administradores de unidades de saúde — urgência e emergência, UBS e ESFs. Participaram do evento a médica Luiza Beliene, a enfermeira do trabalho Jahina Moura, do Sesmt e o engenheiro Nelson Godim, da União Norte.

O treinamento apresentado teve como base o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), documento que aponta e descreve todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, observadas suas características e riscos.

Segundo Luiza Beliene o objetivo é esclarecer os administradores das unidades sobre os procedimentos corretos do descarte para que eles atuem como multiplicadores dessas informações. 

“Nosso foco é a prevenção de acidentes com materiais perfuro-cortantes, a fim de evitar o risco de contaminação, pois os resíduos gerados nesses estabelecimentos têm características especiais e o descarte inapropriado pode colocar em risco a saúde dos trabalhadores, usuários, comunidade e o meio ambiente”, explicou, informando que novas capacitações para os profissionais de saúde serão realizadas ao longo do ano.

O engenheiro Nelson Godin reforçou que o tema gera muitas dúvidas entre os profissionais e a proposta é poder esclarecer sobre os procedimentos no manuseio e descarte desse material de forma segura e eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a saúde pública e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

Segundo a União Norte são produzidas em média três toneladas por mês de resíduos oriundos das unidades de saúde e que a separação correta desse material também gera economia para os cofres públicos.

 

*Fonte: Ascom

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes