Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Máscaras cirúrgicas protegem contra o coronavírus? - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Saúde
Máscaras cirúrgicas protegem contra o coronavírus?
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 28/02/2020 - 12:09

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

 

Máscaras oferecem algum grau de proteção, mas não são barreiras intransponíveis. A defesa que a máscara oferece varia conforme o risco de contaminação na circunstância em que o usuário se encontra. No entanto, o medo da epidemia do coronavírus gerou uma corrida pela máscara no Brasil.

Existem dois tipos básicos de máscaras faciais mais usadas por profissionais de saúde em ambientes infecciosos.

A máscara cirúrgica comum, feita de tecido descartável, tem como objetivo primário evitar que o usuário contamine o ambiente. A N95, feita de microfibra sintética e materiais mais densos, é feita para evitar que o ambiente contamine o usuário.

Um estudo feito no Hospital Rei Faisal, de Jedá, na Arábia Saudita, mediu a eficácia de máscaras cirúrgicas e da N95 contra o coronavírus causador da MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) e profissionais de saúde.

"Profissionais de saúde que relataram estar sempre com nariz e boca cobertos por uma máscara médica ou um respirador N95 tiveram risco menor de infecção do que aqueles que relataram fazê-lo apenas ocasionalmente ou em parte das vezes", escrevem os cientistas, liderados pelo médico Basem Alraddadi, em artigo na revista Emerging Infectious Diseases em 2016.

"Essa associação, porém, só tinha significância estatística entre profissionais de saúde presentes em salas onde eram conduzidos procedimentos geradores de aerossol."

Isso significa que o uso foi relevante em momentos nos quais os médicos limpavam as vias aéreas dos pacientes ou trocavam seus equipamentos de respiração, por exemplo. A eficácia das máscaras não foi verificada para aqueles que contraíram o vírus da MERS fora desse ambiente de alto risco.

Os coronavírus têm tipicamente tamanho acima de 100 nanômetros, mas, como o material das máscaras varia e não há estudo de penetração específico para o novo coronavírus, o 2019-nCoV, cientistas ainda são reticentes em prescrever a N95 como uma barreira intransponível.

Uma das razões é que a N95 é projetada para selar o rosto de forma mais hermética que as máscaras de tecido, mas alguns usuários têm dificuldade de ajustá-la. Estudos de eficácia foram conduzidos para verificar a proteção contra o vírus da gripe, que tem tamanho entre 80 nanômetros e 120 nanômetros.

Por ora, o Ministério da Saúde não orienta que a população use máscaras sem que haja confirmações de casos de coronavírus no Brasil. A pasta informou que elas são recomendadas, neste momento, a profissionais de saúde, trabalhadores de aeroportos e portos que recebem pessoas de fora do país, e pacientes suspeitos no contato com outras pessoas.

 

*Fonte: Extra


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes