Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre 'Zezé Baixinho', pai do subsecretário de Turismo de São João da Barra, Thiago Tattoo

Saúde
Mais de 600 pessoas estão na fila por um leito de enfermaria ou de UTI para tratamento da Covid-19 no RJ
Ao todo, 205 pacientes precisam de UTI e 401, de enfermaria. Secretário estadual de Saúde diz que 53 leitos foram fechados no Hospital de Campanha Riocentro; prefeitura, que administra a unidade, nega.
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 14/12/2020 - 13:47

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Duzentos e cinco pessoas aguardam por uma vaga em um leito de UTI para Covid-19 nas redes municipal, estadual e federal do Rio. Outras 401 pessoas estão na fila à espera por um lugar na enfermaria.

“Eu venho fazer um apelo pelo meu sogro Josemir Alves Lourenço, de 57 anos, internado desde o dia 3 de dezembro no Hospital Salgado Filho com Covid. Necessitando de um CTI. Entramos com uma liminar pra poder o Sisreg buscar essa vaga”, diz o genro de Josemir, Cláudio Araújo.

No Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento da Covid-19, imagens mostram uma das enfermarias sem nenhum leito disponível, enquanto outra está inutilizada. O motivo é um vazamento no teto.

“Olha o descaso. Vazamento, vazamento. Devido ao vazamento, quatro leitos deixados de ser utilizados. Paciente aí fora precisando, quatro enfermarias que poderiam estar sendo utilizadas”, diz um homem sem se identificar.

Estado x Prefeitura
Mesmo diante do aumento no número de casos de Covid-19 e do crescimento da fila de internações, há informação de que leitos de enfermaria foram fechados no Rio.

Ao RJ1, o secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, disse que 53 leitos de enfermaria foram fechados no Riocentro no fim de semana. Segundo ele, a informação é do Sistema de Regulação (Sisreg).

A prefeitura, no entanto, através da Rio Saúde, nega o fechamento e diz que o Hospital de Campanha do Riocentro segue funcionando com 300 leitos ativos e que, nos próximos dias, serão abertos 20 leitos de UTI e 170 de enfermaria.

O secretário informou ainda que o estado conseguiu nesta manhã 141 leitos para tratamento de Covid — 24 leitos são de enfermaria e o restante de CTI. Os leitos, segundo ele, ficam no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, e, na capital, no Hospital Estadual Anchieta, no Hospital Carlos Chagas e no Hemorio.

Chaves disse também que o estado espera mais 16 leitos nesta terça-feira (15) no Hospital Pedro Ernesto.

O que diz a prefeitura
Sobre o paciente Josemir, a prefeitura informou que o caso dele está no Sistema de Regulação do estado e que ele está recebendo todo suporte e tratamento no hospital.

Em relação ao vazamento no Ronaldo Gazolla, a prefeitura disse que a enfermaria está em manutenção e será liberada assim que o reparo for concluído.

Segundo a prefeitura, os pacientes que estavam na enfermaria foram transferidos para outros leitos e seguem assistidos.  *RJ1 / Tv Globo (Rio)


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes