Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre 'Zezé Baixinho', pai do subsecretário de Turismo de São João da Barra, Thiago Tattoo

Saúde
Lúpus é tema de evento que conscientiza sobre diagnóstico e tratamentos da doença em Campos
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 08/05/2019 - 14:51

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O Lúpus será tema de um evento que vai falar sobre o diagnóstico e tratamentos da doença em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

O encontro será na próxima sexta-feira (10), Dia Internacional da Conscientização do Lúpus, de 9h às 11h, no auditório Doutor Honor Sobral, no Hospital Escola Álvaro Alvim.

A unidade é parceira do Programa de Colagenoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atende a pacientes de cidades vizinhas, como São João da Barra, São Francisco, São Fidélis e Conceição de Macabu.

Dr. Luís Clóvis Bittencourt, coordenador do Programa em Campos, explica que a doença é complexa e, por isso, eventos desse tipo são importantes para esclarecer dúvidas.

"É importante levar informações aos nossos pacientes e a toda população sobre o Lúpus eritematoso sistêmico, uma doença complexa, de difícil diagnóstico e que possui tratamento. Esperamos contribuir para que não apenas com os pacientes, mas também com as pessoas que lidam diariamente com esse doente", explica o médico.

Sintomas do Lúpus
Considerada uma doença inflamatória crônica, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) ainda não tem causa conhecida mas pode provocar sintomas em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas). O que se sabe é que o surgimento da doença pode estar relacionado a fatores genéticos, hormonais e ambientais.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que existem dois tipos principais da doença.

"O lúpus cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas), e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos podem ser acometidos. Podem acontecer manifestações, gerais como cansaço, febre, emagrecimento e perda de apetite, além de outras mais específicas devido à inflamação na pele, articulações, rins, nervos, cérebro e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e coração (pericárdio)", explica o município. InterTv


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes